Algumas pessoas não sabem, mas o intestino pode ser considerado como o “centro de comando” do corpo. “O órgão não só elimina o que não precisamos, mas também absorve os nutrientes, regula o humor e ainda fortalece o sistema imunológico”, revela a nutricionista Andrezza Botelho. De acordo com a profissional, determinados alimentos tendem a fazer uma “faxina” interna, promovendo o bom funcionamento do órgão.
Leia também
-
Nutri ensina chá de 2 ervas que ajuda a reduzir inchaço e gases
-
Médico aponta qual é a pior bebida para quem tem gordura no fígado
-
Fruta ajuda a prevenir infarto e protege os vasos sanguíneos
-
Fruta anti-inflamatória e rica em vitamina C ajuda a saúde do fígado
Entre os alimentos benéficos para a limpeza do cólon, consta a chia, semente da planta Salvia hispânica. Segundo a especialista, essa opção, quando hidratada, forma um gel que facilita o trânsito intestinal. “A chia é rica em fibras solúveis, que alimentam as bactérias boas do intestino, e tem ômega 3, ácido graxo capaz de reduzir inflamações”, esclarece.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
A chia é extremamente versátil e pode ser incorporada facilmente em várias preparações do cotidiano, tanto doces quanto salgadas
Getty Images 2 de 4
A semente é rica em fibras e favorece o trânsito intestinal
Liudmyla Yaremenko/Getty Images3 de 4
A nutricionista Andrezza Botelho aconselha deixar a chia na água para hidratar
Yagi Studio/Getty Images4 de 4
A semente ajuda na limpeza do cólon, conforme a especialista
BeritK/Getty Images
Andrezza indica deixar uma colher de chia de molho na água ou no suco antes de consumir. “É um truque ótimo, além de ser funcional”, endossa. A nutricionista recomenda incluir alimentos naturais, ricos em fibras e água no dia a dia. “Isso já é um ótimo começo para cuidar do intestino. Lembre-se: intestino feliz, corpo e mente mais leves”, reforça.
Água
Após citar a semente, a expert em nutrição salienta que a água tem papel essencial no quesito “faxina intestinal” por ajudar a hidratar o bolo fecal, tornando-o mais macio e fácil de eliminar. Andrezza Botelho frisa sobre a importância de ingerir a quantidade correta do líquido diariamente.
“Sem a água, até as fibras mais incríveis do mundo não funcionam direito. Se você come muita fibra e não bebe água suficiente, cuidado, pois pode ter o efeito contrário e acabar com o intestino travado. Então, hidratação sempre”, orienta a especialista.
A água é “essencial” para o funcionamento do intestino e a evacuação
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.