A atenção constante aos níveis de colesterol no sangue é um cuidado fundamental para garantir a saúde cardiovascular. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais desse tipo de godura total devem estar abaixo de 200 mg/dl. Manter uma alimentação equilibrada é parte indispensável desse controle e, segundo o nutricionista Matheus Maestralle, uma grão bastante conhecido pode ser a chave natural para reduzir o excesso de lipídios no sangue: a aveia.
Leia também
-
Nutricionista aponta 3 alimentos eficazes para estabilizar a glicose
-
Cardiologista explica a relação entre colesterol alto e hipertensão
-
Médica revela que vinagre de maçã pode controlar 5 condições de saúde
De acordo com o profissional, o segredo da aveia para o controle do colesterol está nas fibras solúveis presentes no alimento. Outro ponto positivo é que ela também auxilia na regulação da glicemia, tornando-se uma escolha estratégica para a saúde metabólica de forma geral.
Aveia é considerada o melhor grão integral
Getty Images/Arx0nt
A aveia está disponível em flocos, farelos ou farinha
Pexels
Bebida feita com aveia promete acelerar o processo de emagrecimento
Getty Images
A aveia é um dos alimentos naturais que apresentam beta-glucana na composição, uma espécie de fibra saudável para o coração que retarda a digestão e, consequentemente, impede o descontrole de açúcar no sangue (hiperglicemia)
Getty Images
O alimento é versátil e pode ser consumido de diversas maneiras
Getty Images
“A aveia é rica em betaglucanas, fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino. Além disso, contém antioxidantes e fibras solúveis que melhoram o perfil lipídico, ajudam a reduzir inflamações e contribuem para a saciedade, o que é positivo para o controle do peso”, explica Maestralle.
Para o expert em nutrição, o ideal é incluir cerca de 25 a 30 gramas do grão por dia na dieta, em preparações como mingaus, vitaminas ou polvilhada sobre frutas e iogurtes.
Veja as contraindicações do grão
Apesar dos benefícios, Maestralle destaca que o consumo exige atenção em alguns casos, como, por exemplo, em pessoas com doença celíaca, que devem optar por versões sem glúten. “O consumo exagerado pode causar gases ou desconfortos gastrointestinais, especialmente para quem não está habituado a dietas ricas em fibras”, alerta.
Outro ponto de atenção é a interação com medicamentos. Segundo o nutricionista, a aveia pode interferir na absorção de remédios como levotiroxina (indicada para tireoide), antibióticos como ciprofloxacino e medicamentos como metformina. “Caso o indivíduo faça uso de suplementos minerais como ferro, cálcio, zinco e magnésio, a sua absorção pode ser prejudicada com o consumo da aveia”, comenta.
A recomendação do nutricionista é respeitar um intervalo de uma a duas horas entre a ingestão da aveia e a administração desses remédios para evitar qualquer comprometimento do tratamento. Independentemente do caso, é preciso ter acompanhamento médico e especializado.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.