MAIS

    Nutricionista revela qual é o melhor amendoim para a saúde

    Por

    O amendoim ideal para a saúde é aquele consumido in natura ou torrado sem adição de óleos, sal ou açúcar. Segundo o nutricionista Fernando Castro, a melhor escolha é o amendoim torrado seco ou com casca, por manter mais fibras e antioxidantes. A recomendação é sempre optar por versões sem sal e sem aditivos químicos.

    Benefícios do amendoim

    De acordo com o especialista, o alimento é rico em gorduras saudáveis, principalmente as mono e poli-insaturadas. “O amendoim ajuda a controlar o colesterol e promove saciedade. Também é fonte de proteínas vegetais, fibras, magnésio, potássio, zinco e antioxidantes como o resveratrol, substância com efeito protetor ao coração”, explica.

    Leia também

    O consumo equilibrado, segundo Castro, favorece o controle glicêmico, melhora o perfil lipídico e contribui para a saúde metabólica. Por ser energético, é uma boa escolha para quem pratica atividade física.

    Como incluir na dieta

    Segundo o nutricionista, a inclusão na dieta deve ser feita com moderação, em porções de 20 a 30 gramas por dia. “O alimento pode ser consumido puro, em frutas, saladas, iogurtes ou em receitas. A pasta 100% integral sem açúcar é uma alternativa prática para lanches. Por ser calórico e alergênico, o ideal é que o consumo seja orientado por um nutricionista”, indica.

    foto colorida de pasta de amendoim em um pote A pasta 100% integral sem açúcar é uma alternativa prática para lanches

    Os seguintes tipos devem ser evitados ou consumidos apenas esporadicamente:

    Castro alerta que devem ser evitados os amendoins com sal, açúcar, coberturas como chocolate ou mel, além dos com sabores artificiais, como barbecue e cheddar. “Também é importante evitar produtos ultraprocessados, como pastas com açúcar e óleos hidrogenados. Outro ponto de atenção é a presença de aflatoxinas, substâncias tóxicas que podem surgir em amendoins mal armazenados”, conclui o nutricionista.