Líder do PL na Câmara, o deputado Sóstenes Cavalcante (RJ) ligou para Hugo Motta (Republicanos-PB), que está em Lisboa, para falar sobre a possível indicação de Nikolas Ferreira (PL-MG) como relator da CPMI do INSS.
Nikolas é hoje o favorito do líder do PL para assumir a relatoria da comissão. A aposta de Sóstenes é de que, com seu poder nas redes sociais, o deputado mineiro pode neutralizar o senador Omar Aziz (PSD-AM), que presidirá a CPMI.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O deputado federal Nikolas Ferreira
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto2 de 3
O deputado federal Nikolas Ferreira foi o autor do requerimento
Reprodução3 de 3
Deputado Nikolas Ferreira
Bruno Spada/Câmara
Na ligação, segundo relatos, Sóstenes ressaltou a Motta que a ideia de Nikolas assumir a relatoria não partiu do PL, mas, sim, do Centrão, que quer usar o mineiro para pressionar o governo Lula em meio ao embate sobre o IOF.
Leia também
-
Michelle liga para líder do PL e faz pedido sobre Bolsonaro
-
Nikolas desconfia de estar sendo usado por Motta como moeda de troca
-
No dia da judicialização do IOF, Motta ganha nova arma contra governo
-
PSol e bolsonaristas se unem para derrubar novo decreto de Lula
O líder do PL deixou claro, entretanto, que apoia o nome de Nikolas para ser relator CPMI. Sóstenes ressaltou que, se Motta realmente seguir por esse caminho, apoiará a decisão do presidente da Câmara.
Para membros do PL, o momento seria “ideal” para fortalecer o nome de Nikolas . Especialmente devido ao ataque da militância petista contra Motta, por causa da ofensiva que derrubou o decreto do IOF de Lula.
A desconfiança de Nikolas
Nikolas, por sua vez, desconfia de estar sendo usado como “moeda de troca” pelo presidente da Câmara para pressionar o governo Lula, conforme noticiou a coluna.
Segundo aliados, Nikolas avalia que Motta estaria propagando a tese de que considera indicá-lo como relator da CPMI do INSS do Congresso apenas para negociar com o Palácio do Planalto.