Apontado pela Polícia Federal (PF) como principal operador da farra dos descontos indevidos sobre aposentadorias, o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS (foto em destaque), montou uma nova empresa de call center para atuar com crédito consignado destinado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social.
O novo negócio vai funcionar no mesmo local em Brasília onde ele mantinha as empresas de call center Truetrust e Callvox, usadas no esquema bilionário de fraudes em mensalidades associativas, revelado pelo Metrópoles. Como já mostrou a reportagem, quebras de sigilo feitas pela PF apontaram conexões entre entidades envolvidas na farra dos descontos e empresas que operam empréstimos consignados.
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No último dia 30 de maio, os funcionários da Truetrust e da Callvox foram demitidos. Em seu lugar, o Careca do INSS montou a empresa Amigo Center S/A junto com seu filho, Romeu Carvalho Antunes, que também é investigado pela PF. O novo call center foi registrado na Receita Federal em 31 de março, antes da Operação Sem Desconto, deflagrada em abril, mas está contratando novos operadores agora.
O e-mail de registro da nova empresa está em nome de Milton Salvador de Almeida Junior. Ele é sócio do Careca do INSS e de seu filho na empresa Brasília Consultoria e na Callvox. Segundo a PF, as firmas do lobista receberam R$ 53,5 milhões de entidades envolvidas nas fraudes e repassaram R$ 9,3 milhões a dirigentes do INSS, por meio de empresas e parentes.
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Logo da “Amigo Call Center” está sendo instalado no prédio onde funcionavam outras empresas do Careca do INSS
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Site da “Amigo Call Center” está ativo e procura novos funcinoários
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Com sócios investigados pela PF, Call Center diz que empresa oferece “cuidado de amigo”
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Policia Federal faz busca na sede do INSS, em Brasília
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Carro apreendido pela Polícia Federal na operação sobre fraudes no INSS
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Como mostrou o Metrópoles em uma série de reportagens, essas entidades tinham convênio com o INSS para sobrar mensalidade associativas de aposentados
MICHAEL MELO/METRÓPOLES @michaelmelo
Em um grupo de 60 ex-funcionários da Callvox e da Truestrust, apenas 12 receberam o salário referente ao trabalho de maio e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo relatos, os trabalhadores que foram pagos assinaram um acordo abrindo mão de multas rescisórias e outros direitos.
Um ex-funcionário filmou, na semana passada, as dependências da Amigo Call Center e mostrou que até mesmo as cadeiras da nova empresa (veja vídeo abaixo) estão etiquetadas com a logomarca da Truetrust. Na prática, a empresa opera no mesmo endereço, mas tem nome, CNPJ, funcionários e clientes diferentes. Agora, o call center vai operar para bancos e instituições financeiras que dão crédito consignado a aposentados.
Ainda fechada ao público, a conta do Instagram da Amigo Center tem cerca de 60 seguidores e diz que a empresa cuidará dos clientes. “Mais que crédito, é cuidado de amigo”.
Call center do Careca do INSS
- A Truetrust foi criada em junho de 2023, no auge da farra dos descontos, e tem entre seus donos Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, e Domingos Sávio de Castro.
- Ambos são acusados de receber milhões de reais das entidades envolvidas nas cobranças fraudulentas de mensalidade associativa e realizar pagamentos de propina a dirigentes do INSS por meio de empresas e parentes deles.
- Além dos repasses ao ex-procurador do INSS Virgílio Oliveira Filho, a dupla pagou o escritório de advocacia de Eric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS André Fidelis, responsável por assinar os acordos que permitiram os descontos ilegais.
- A razão social da Truetrust é ACDS Call Center. A PF acredita que o nome seja derivado das iniciais de “Antonio Carlos” e “Domingos Sávio”.
- Outro call center de Antuns, a Callvox também aparece no quadro societário da ACDS, que detém 33,3% das ações da empresa.
- As duas empresas funcionavam como uma espécie de SAC para atender aposentados que tiveram descontos indevidos.
- Segundo ex-funcionários, os atendentes combinavam datas para o reembolso dos idosos que reclamassem sobre descontos não autorizados.
- Inicialmente, os prazos foram cumpridos, mas com o aumento de reclamações, os telefonistas foram orientados a postergar o prazo do pagamento.