Um novo estudo publicado na revista Current Biology revelou um comportamento fascinante das orcas residentes do Sul de Washington, nos Estados Unidos: elas usam algas como ferramentas para higiene e interação social. Mais do que isso — as baleias não apenas utilizam objetos do ambiente, como modificam as algas marinhas com os dentes para que fiquem no formato ideal para a limpeza da pele. É a primeira vez que se documenta mamíferos marinhos criando e moldando ferramentas.
Leia também
-
Câmara aprova fim de testes de cosméticos em animais
-
Por que a urina das baleias é tão importante para a vida marinha
A descoberta é considerada um marco na pesquisa sobre cetáceos e levanta reflexões sobre a inteligência, cultura e a urgência da conservação dessa população ameaçada.
Orcas moldam algas com os dentes para remover pele morta
Pesquisadores observaram cerca de 30 episódios em que orcas usaram talos de algas para esfregar umas nas outras, retirando pele morta. O comportamento foi descrito como semelhante à higiene social de primatas e outros mamíferos terrestres. As baleias são vistas pegando as algas no ambiente, cortando-as com os dentes e adaptando-as para facilitar a fricção contra a pele dos companheiros.
“Não é apenas o uso de ferramentas. Elas as modificam antes de usar — algo raramente documentado na vida marinha”, explicou Michael Weiss, diretor de pesquisa do Whale Research Center em Friday Harbor, Washington, e um dos autores do estudo.
Continue a leitura no site Melhores Destinos, parceiro do Metrópoles.