Portal Estado do Acre Notícias

Papa se dispõe a receber Rússia e Ucrânia para negociar acordo de paz

papa-se-dispoe-a-receber-russia-e-ucrania-para-negociar-acordo-de-paz

Papa se dispõe a receber Rússia e Ucrânia para negociar acordo de paz

O papa Leão XIV se encontrou, nesta quarta-feira (9/7), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na província romana de Castel Gandolfo, onde conversaram sobre a guerra com a Rússia e a “urgência de um caminho justo e duradouro para a paz”.

De acordo com o Vaticano, durante o encontro foi discutida a importância do diálogo como a “melhor forma de pôr fim às hostilidades entre os países”.

O pontífice também “reafirmou sua disposição de receber representantes da Rússia e da Ucrânia no Vaticano para negociações”.

Assista ao vídeo da chegada de Zelensky ao Vaticano:

Encontro

A conversa entre ambos durou cerca de meia hora. Zelensky presenteou o papa com um “álbum dedicado à tradição iconográfica ucraniana, que reúne as obras-primas mais famosas do século 11 ao 18”.

Porém, a Rússia rejeitou a oferta, e o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, alegou que não seria apropriado que dois países cristãos ortodoxos realizassem negociações no Vaticano

“O Santo Padre expressou pesar pelas vítimas e renovou suas orações e proximidade ao povo ucraniano, incentivando todos os esforços para libertar os prisioneiros e encontrar soluções compartilhadas”, divulgou o Vaticano.

5 imagensFechar modal.1 de 5

Zelensky e o papa aparecem na sacada da Villa Barberini, em Castel Gandolfo.

Reprodução/Vaticano2 de 5

Papa Leão XIV com a delegação que acompanhou o Presidente Zelensky

Reprodução/Vaticano3 de 5

Papa cumprimentando Zelensky

Reprodução/Vaticano4 de 5

A entrevista na Villa Barberini

Reprodução/Vaticano5 de 5

O Papa e o Presidente olham da varanda da Villa Barberini

Reprodução/Vaticano

Do lado de fora de Castel Gandolfo, Zelensky agradeceu a atitude do pontífice em recebê-lo e pelas orações das crianças ucranianas que foram levadas pela Rússia.

Ele completou, afirmando que quer que a guerra acabe: “Confiamos fortemente no Vaticano, para que o Vaticano e sua Santidade possam nos ajudar com um ponto de encontro de alto nível para pôr fim a esta guerra.”

O encontro ocorre em meio à intensificação dos ataques aéreos e terrestres da Rússia. A Ucrânia afirmou que o país lançou “o maior ataque com drones da guerra” contra seu território. Segundo o presidente ucraniano, foram disparados 728 drones e 13 mísseis.

Sair da versão mobile