A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) conquistou 212 medalhas no World Police & Fire Games (WPFG) 2025, o que garantiu o 1º lugar no ranking entre as corporações dos mais de 70 países que participaram dos jogos internacionais de policiais e bombeiros.
Os policiais civis do DF ganharam 90 medalhas de ouro, 61 de prata e 61 de bronze. A competição chamada de “Os Jogos dos Heróis” tem 60 modalidades esportivas. O evento ocorreu entre os dias 27 de junho e 6 julho.
A delegação da CPDF contou com 185 atletas – maior número entre as delegações das forças de segurança da capital do Brasil. O resultado de 212 medalhas foi divulgado pelos policiais civis do DF.
“Essa delegação é símbolo de resiliência, saúde mental e superação. É gratificante ver nossos colegas – da ativa e aposentados – elevando o nome da PCDF na segurança pública e também internacionalmente por meio do esporte”, afirmou o diretor de Esportes do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e um dos coordenadores da delegação da PCDF, Vanderlei Malta.
O presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Adepol-DF) e também coordenador da delegação da PCDF, Amarildo Fernandes, enfatizou que “o esporte é uma poderosa ferramenta de valorização e integração para a categoria”.
Os jogos
Realizado a cada dois anos, o evento reúne profissionais praticantes de 60 esportes, incluindo pesca amadora, luta livre e tiro com pistola. Cerca de 10 mil pessoas participam da competição, um número quase semelhante ao dos Jogos Olímpicos, que reuniu 10,7 mil atletas em 2024.
Se considerar os países que participaram da edição de 2025 da WPFG, o Brasil ocupa a 2ª colocação com 723 medalhas, atrás dos Estados Unidos, que tem 1.285.
No ranking por corporações, a contagem oficial do WPFG aponta a PCDF em primeiro lugar, com 171 medalhas, seguida do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), com 111. Os números estão em atualização.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) tem 39 medalhas, segundo os dados do ranking oficial. Uma das vencedoras foi a comandante-geral, a coronel Anal Paula Habka. Ela conquistou a medalha de prata na competição dos 5 mil metros de atletismo.