As peças íntimas à mostra ressurgiram do visual de rappers e skatistas nos anos 1990 e 2000 direto para os looks das celebridades mais fashionistas, nos últimos anos. Agora, durante as semanas de moda de Milão e Paris referentes à primavera/verão 2026 masculina, a tendência – conhecida como “sagging” – deu as caras com força na passarela e até nas ruas, com cuecas e calcinhas nos estilos boxer ou bloomer.
Vem saber mais!
Em meados de 2013, Justin Bieber era um grande entusiasta de deixar a cueca à mostra, tendência que reapareceu nos desfiles de primavera/verão 2026 masculinos
Peças íntimas à mostra: túnel do tempo
Usar calças com metade (ou quase toda) a cueca à mostra era a regra para Justin Bieber em meados de 2013. Possivelmente, a inspiração do cantor para o truque de estilo vinha de rappers como Eminem e 50 Cent. Mesmo entre as mulheres, as bordas da peça íntima à mostra tinham adeptas Y2K como Britney Spears, Jennifer Lopez e Halle Berry.
Leia também
-
Moda masculina: saiba as melhores tendências desse Paris Fashion Week
-
Óculos escuros grandes podem elevar looks estilosos; veja como usar
-
Tendência das bolsas masculinas é vista na passarela da Dior
-
Bandage dress retorna ao guarda-roupa das it girls em 2025
O logotipo da Calvin Klein e o GG da Gucci, em uma calcinha criada sob direção de Tom Ford, ficaram no imaginário pop. Esta última chegou a ser resgatada por Kim Kardashian alguns anos atrás, já que, com os movimentos cíclicos da indústria da moda, tendências vêm e vão.
O rapper 50 Cent
E Eminem
Britney Spears
Paris Hilton
O grande retorno
Nos últimos anos, a tendência das peças íntimas expostas chegou ao auge da evidência quando compôs o styling de desfiles da Miu Miu. Além do elástico com logotipo exposto no quadril na primeira, o show da segunda coleção sugeria o uso de calcinhas e shorts extremamente curtos como peça de baixo principal, ou sob saias semitransparentes.
Miu Miu, coleção outono/inverno 2022/23, apresentada em março de 2022, em Paris
Desfile da coleção de outono/inverno 2023/24 da grife, um ano depois
No desfile, as peças íntimas apareceram tanto com item principal na parte de baixo, quanto expostas sob tecidos semitransparentes
Aqui, um exemplo de outra grife: coleção outono/inverno 2025/26 da MSGM, de março deste ano, em Milão
Desfiles atuais
Já nas passarelas masculinas ou nos lookbooks recentes, de primavera/verão 2026, o truque de estilo retornou em marcas como Dolce & Gabbana, Moschino, Vivienne Westwood e Prada. Como as pochetes, que retornaram nos anos 2010 para ficar definitivamente, a onda das cuecas expostas parece ter voltado sem data marcada para ir embora.
Dolce & Gabbana
Setchu
Vivienne Westwood
Prada
Moschino
MSGM
Nas ruas…
Via de regra, as coleções apresentadas em semanas de moda, exceto pelos desfiles no formato see-now-buy-now (veja agora, compre agora), levam alguns meses para chegar às lojas. O street style, no entanto, é um radar interessante para ver como as tendências, quando cativam o público, podem ser incorporadas já de imediato.
Alguns looks vistos recentemente nas ruas de Milão e Paris, como um possível reflexo do olhar atento às passarelas, não deixaram a desejar no quesito itens íntimos à mostra.
Na galeria abaixo, veja os exemplos do truque de estilo em looks de street style:
6 imagens
1 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images2 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images3 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images4 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images5 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Ussin Yala/Getty Images6 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Jeremy Moeller/Getty Images