As peças íntimas à mostra ressurgiram do visual de rappers e skatistas nos anos 1990 e 2000 direto para os looks das celebridades mais fashionistas, nos últimos anos. Agora, durante as semanas de moda de Milão e Paris referentes à primavera/verão 2026 masculina, a tendência – conhecida como “sagging” – deu as caras com força na passarela e até nas ruas, com cuecas e calcinhas nos estilos boxer ou bloomer.
Vem saber mais!
Peças íntimas à mostra: túnel do tempo
Usar calças com metade (ou quase toda) a cueca à mostra era a regra para Justin Bieber em meados de 2013. Possivelmente, a inspiração do cantor para o truque de estilo vinha de rappers como Eminem e 50 Cent. Mesmo entre as mulheres, as bordas da peça íntima à mostra tinham adeptas Y2K como Britney Spears, Jennifer Lopez e Halle Berry.
Leia também
-
Moda masculina: saiba as melhores tendências desse Paris Fashion Week
-
Óculos escuros grandes podem elevar looks estilosos; veja como usar
-
Tendência das bolsas masculinas é vista na passarela da Dior
-
Bandage dress retorna ao guarda-roupa das it girls em 2025
O logotipo da Calvin Klein e o GG da Gucci, em uma calcinha criada sob direção de Tom Ford, ficaram no imaginário pop. Esta última chegou a ser resgatada por Kim Kardashian alguns anos atrás, já que, com os movimentos cíclicos da indústria da moda, tendências vêm e vão.
O grande retorno
Nos últimos anos, a tendência das peças íntimas expostas chegou ao auge da evidência quando compôs o styling de desfiles da Miu Miu. Além do elástico com logotipo exposto no quadril na primeira, o show da segunda coleção sugeria o uso de calcinhas e shorts extremamente curtos como peça de baixo principal, ou sob saias semitransparentes.
Desfiles atuais
Já nas passarelas masculinas ou nos lookbooks recentes, de primavera/verão 2026, o truque de estilo retornou em marcas como Dolce & Gabbana, Moschino, Vivienne Westwood e Prada. Como as pochetes, que retornaram nos anos 2010 para ficar definitivamente, a onda das cuecas expostas parece ter voltado sem data marcada para ir embora.
Nas ruas…
Via de regra, as coleções apresentadas em semanas de moda, exceto pelos desfiles no formato see-now-buy-now (veja agora, compre agora), levam alguns meses para chegar às lojas. O street style, no entanto, é um radar interessante para ver como as tendências, quando cativam o público, podem ser incorporadas já de imediato.
Alguns looks vistos recentemente nas ruas de Milão e Paris, como um possível reflexo do olhar atento às passarelas, não deixaram a desejar no quesito itens íntimos à mostra.
Na galeria abaixo, veja os exemplos do truque de estilo em looks de street style:
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images2 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images3 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images4 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Edward Berthelot/Getty Images5 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Ussin Yala/Getty Images6 de 6
Visual de street style com peça íntima exposta
Jeremy Moeller/Getty Images