MAIS

    PIB da China cresce mais que o esperado no 2º trimestre. Bolsas sobem

    Por

    O desempenho da segunda maior economia do mundo ficou acima das expectativas do mercado no segundo trimestre deste ano, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15/7).

    Segundo o Escritório Nacional de Estatísticas da China (NBS), o Produto Interno Bruto (PIB) do gigante asiático avançou 5,2% entre abril e junho de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado.

    O resultado superou ligeiramente a média das estimativas dos analistas do mercado, que projetavam um crescimento de 5,1%.

    No primeiro trimestre deste ano, o PIB da China registrou uma alta de 5,4%.

    Nos primeiros 6 meses de 2025, de acordo com o NBS, a economia da China cresceu 5,3%, também em relação ao mesmo período do ano passado.

    A meta do regime chinês é de um crescimento anual de pelo menos 5% em 2025.

    Leia também

    Tarifaço dos EUA

    No documento em que apresenta os números da economia no segundo trimestre do ano, o regime chinês afirma que o resultado positivo do PIB se deve às medidas adotadas pelo governo para enfrentar o tarifaço comercial imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    “A economia nacional resistiu à pressão e enfrentou o desafio”, diz o governo chinês.

    Indústria, serviços e comércio

    Segundo o relatório divulgado nesta terça-feira, a produção industrial da China registrou alta de 6,4% no primeiro semestre de 2025, com destaque para o setor automotivo e a produção de veículos elétricos – que disparou 36,2%.

    O setor de serviços, por sua vez, avançou 5,5% no período, puxado pelos segmentos de tecnologia da informação (+11,1%) e serviços empresariais e de leasing (+9,6%).

    O comércio varejista chinês se expandiu 5%, com grande participação do comércio on-line – que respondeu por 24,9% do total movimentado nos primeiros seis meses do ano.

    Bolsas da Ásia

    Após a divulgação dos dados sobre a economia da China, a maioria dos principais índices das bolsas de valores da Ásia fecharam em alta.

    Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,55%, aos 39,6 mil pontos.

    Em Seul, o Kospi teve ganhos de 0,41%, aos 3,2 mil pontos.

    Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 1,6%, aos 24,5 mil pontos.

    Na Bolsa de Taiwan, o Taiex fechou em alta de 0,98%, aos 22,8 mil pontos.

    Na China continental, por outro lado, o Xangai Composto recuou 0,42%, aos 3,5 mil pontos.

    O menos abrangente Shenzhen Composto terminou o pregão estável, cedendo 0,06%, aos 2,1 mil pontos.