Portal Estado do Acre Notícias

Pipas na rede elétrica interromperam fornecimento para 39 mil no DF

pipas-na-rede-eletrica-interromperam-fornecimento-para-39-mil-no-df

Pipas na rede elétrica interromperam fornecimento para 39 mil no DF

Com a chegada das férias escolares, aumenta o tempo que crianças e adolescentes passam em casa — e, com isso, cresce também a necessidade de atenção redobrada com a segurança elétrica.

Uma das brincadeiras mais populares nesse período, empinar pipas pode representar sérios riscos quando realizada em locais inadequados, especialmente próximos à rede elétrica.

No primeiro semestre de 2025, a Neoenergia Brasília registrou 170 ocorrências envolvendo pipas presas na rede elétrica, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2024 (153 casos) e de 60% em comparação com 2023 (106 registros).

Segundo a empresa, os incidentes dessa natureza resultaram, de janeiro a junho deste ano, na interrupção do fornecimento de energia para mais de 39 mil brasilienses.

Veja imagens:

 

A Neoenergia alerta que o risco é real, já que as linhas de pipa que se enroscam em postes, transformadores ou cabos elétricos podem causar curtos-circuitos, interrupções no fornecimento de energia e até acidentes graves.

“A brincadeira deve acontecer sempre em locais abertos e afastados da rede elétrica, como parques, praças e campos de futebol”, alerta Antonio Lima, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília.

“Jamais tente retirar uma pipa presa na fiação. E nunca utilize cerol ou linha chilena. Além de danificar os fios, esses materiais colocam em risco a vida de pedestres e motociclistas”, acrescenta.

Dicas para soltar pipa com segurança:

Leia também

Cuidados com a energia elétrica dentro de casa

Além das pipas, o ambiente doméstico também exige atenção.

Durante as férias, é comum o uso mais intenso de videogames, computadores e celulares.

A Neoenergia Brasília orienta:

A distribuidora reforça que somente profissionais autorizados podem atuar próximos à rede elétrica.

Também é terminantemente proibido o acesso a subestações, áreas de alto risco e restritas ao público.

Em caso de acidentes com energia elétrica:

Com informações da Neoenergia Brasília

Sair da versão mobile