Integrantes do Palácio do Planalto encomendaram pesquisas para medir o impacto sobre a opinião pública do tarifaço que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs a produtos brasileiros.
Segundo apurou a coluna, a intenção do governo é avaliar, especialmente, o episódio sob o ponto de vista político, sobretudo a repercussão sobre a imagem do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
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Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
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Lula X Trump
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O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos EUA, Donald Trump, em montagem
Arte/Metrópoles
Como a coluna mostrou, uma das estratégias do Planalto tem sido justamente explorar a taxação politicamente, atribuindo a culpa da tarifa de 50% imposta por Trump a Bolsonaro e seus aliados.
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Na noite da quarta-feira (9/7), ministros palacianos, como Sidônio Palmeira (Secom) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), foram às redes sociais para explorar o fato politicamente.
Tanto o chefe da Secom quanto a ministra da articulação política fizeram postagens com o discurso de que, enquanto Lula “quer taxar os super-ricos”, “Bolsonaro quer taxar o Brasil”.