A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) atua em uma operação contra um grupo criminoso que aplica golpes de empréstimos consignados em idosos. Nesta quarta-feira (16/7) são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, na capital, na Baixada Fluminense e na Costa Verde. Foi autorizado o bloqueio da transação de R$ 500 mil para a conta bancária dos suspeitos.
Leia também
-
Golpes contra idosos: 8 integrantes de quadrilha são presos em SP
-
DF: curso gratuito ensina idosos a se protegerem de golpes e fake news
-
Estelionatário é preso por dar golpes em idosos com venda de panelas
-
PCDF prende grupo que aplicava golpes do falso empréstimo em idosos
A quadrilha possuía acesso aos dados das vítimas e, ao contatá-las, os suspeitos afirmavam que os idosos precisavam quitar uma suposta dívida por meio de um contrato e os convenciam a fazer uma transferência de um novo empréstimo em contas bancárias de terceiros.
Para persuadir a vítima, os suspeitos usavam uma falsa alegação de que, se aquela dívida fosse paga, dentro do contrato, todas as obrigações financeiras anteriores seriam quitadas. Os idosos só descobriam sobre o golpe no mês seguinte, quando a parcela do empréstimo era cobrada e a pendência financeira não liquidada.
Quatro vítimas procuraram a PCERJ, mas a suspeita é de que mais pessoas possam ter sido alvos do grupo. Além da capital, foram cumpridos mandados em Queimados, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.