MAIS

    Por que a família de Preta Gil usou branco no velório da cantora

    Por

    Na manhã desta sexta-feira (25/7), ocorreu a emocionante cerimônia que marcou a despedida de Preta Gil. O velório, realizado cinco dias após a morte da cantora, reuniu fãs que prestaram homenagens a artista com muita emoção. Familiares e amigos próximos escolheram roupas brancas para o momento, como um sinal de respeito e sensibilidade à religião da cantora.

    A escolha da cor tem forte ligação com a religiosidade de Preta. Praticante do Candomblé, ela era devota de Oxum, orixá das águas doces, da fertilidade e do amor. Apesar disso, o branco remete diretamente a Oxalá, figura central da religião, associada à paz, espiritualidade e serenidade.

    8 imagensArtistas e parentes se emocinam durante velório da cantora Preta Gil no Theatro Municipal, no Rio de JaneiroArtistas e parentes se emocinam durante velório da cantora Preta Gil no Theatro Municipal, no Rio de JaneiroRegina Casé se emociona no velório de Preta GilCaio Blat se despede de Preta Gil no Rio de JaneiroFechar modal.1 de 8

    Gilberto Gil se despede de Preta Gil

    Reprodução/Alô Bahia2 de 8

    Artistas e parentes se emocinam durante velório da cantora Preta Gil no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro

    TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa3 de 8

    Artistas e parentes se emocinam durante velório da cantora Preta Gil no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro

    TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa4 de 8

    TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa5 de 8

    Regina Casé se emociona no velório de Preta Gil

    TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa6 de 8

    Caio Blat se despede de Preta Gil no Rio de Janeiro

    TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa7 de 8

    Francisco Gil apareceu emocionado ao lado do caixão de Preta Gil

    Jean Telles/Coluna Fábia Oliveira8 de 8

    Francisco Gil no velório Preta Gil

    TITA BARROS/METRÓPOLES @titabarros.fotografa

    Além do simbolismo, há um detalhe que torna a homenagem ainda mais significativa: Oxalá é celebrado especialmente às sextas-feiras, mesmo dia em que ocorreu o velório de Preta Gil.

    Leia também

    Entre os que aderiram ao vestuário branco estavam o pai, Gilberto Gil, e a mãe, Sandra Gadelha. O irmão, José Gil, o filho da cantora, Francisco Gil, e a namorada dele, a ex-BBB Alane Dias, também se vestiram de branco.

    O ator Otávio Muller, ex-marido de Preta e pai de seu filho, marcou presença com a mesma escolha, assim como o ex-namorado da cantora, Caio Blat.

    Amigos próximos também respeitaram a fé de Preta por meio das roupas. Carolina Dieckmmann, Caetano Veloso, Ingrid Guimarães, Regina Casé, Maju Coutinho, Fernanda Paes Leme, Alice Wegmann, Taís Araújo e Luiz Miranda estavam entre os que prestaram homenagens com vestes brancas, em um gesto de carinho e respeito.

    Veja como foi o velório de Preta Gil:

    Morte de Preta Gil

    A cantora Preta Gil morreu no último domingo (20/7), aos 50 anos, após uma longa luta contra um câncer colorretal. Ela estava nos Estados Unidos, onde fazia um tratamento experimental contra a doença.

    A filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha revelou que foi diagnosticada com câncer em janeiro de 2023. Ao longo do ano, ela enfrentou diversas internações e cirurgias. Em dezembro, anunciou o fim do tratamento e o começo da reabilitação.

    Preta manteve o acompanhamento médico e revelou o retorno do câncer, com metástase, em agosto de 2024. Após a nova descoberta, ela passou por outras cirurgias e realizou todos os tratamentos disponíveis no Brasil.

    Em maio deste ano, a cantora foi para os Estados Unidos e se submeteu a um novo tratamento experimental. Durante a estadia, ela esteve acompanhada de amigos e familiares, além de receber diversas visitas.

    A cantora deixa um filho, Francisco Gilfruto do casamento com Otávio Müller —, e uma neta, Sol de Maria.