Portal Estado do Acre Notícias

Prefeito Valdelio Furtado e secretários visistam comunidades rurais de Marechal Thaumaturgo para dialogar sobre o PPA

O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdelio Furtado, esteve na Vila Restauração para promovendo uma reunião histórica de escuta e construção coletiva para o PPA – Plano Plurianual Anual 2026–2029, ao lado da população e de importantes lideranças que acreditam na força da participação popular.

Em 32 anos de emancipação política de Marechal Thaumaturgo, é a primeira que um gestor promove essa escuta junto à população rural.

A reunião para discutir o PPA contou com a participação do O ex-prefeito Isaac Piyãko, trazendo sua experiência e visão de futuro; do secretário de Agricultura Joab, debatendo propostas para fortalecer a produção local; do secretário de Controle Interno Jailton, garantindo transparência e compromisso com os recursos públicos; do presidente da ASAREAJ, Orleir Moreira, reforçando a importância da gestão ambiental participativa; do representante do ICMBio, senhor Domingos, dialogando sobre sustentabilidade e conservação; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Antônio, levando a voz do trabalhador para o centro do planejamento;do presidente da Coopersonhos, Anailson, trazendo inovação e desenvolvimento cooperativo para o debate; e do gerente de Convênios, Jobson, articulando projetos e parcerias para garantir a execução das ações.

“Durante a reunião foram discutimos propostas reais, ouvindo a população e reforçamos nosso compromisso com um PPA construído com diálogo, escuta e responsabilidade social”. 

O prefeito destaca que planejar junto com o povo é garantir que as políticas públicas alcancem quem mais precisa.

Além disso, na agenda administrativa, o prefeito e o secretário de Educação anunciaram a construção de mais duas escolas no município. As novas unidades escolares serão: Escola 24 de Janeiro, na comunidade Alegria, localizada no Rio Tejo; Escola Poleta Ferreira da Costa, na comunidade Prainha.

Essas ações têm como objetivo melhorar a educação municipal, proporcionando ambientes de aprendizagem mais seguros e apropriados para os estudantes.

Outro ponto importante em andamento é a consulta pública sobre o acesso aos ramais que conectam as comunidades isoladas do município. O objetivo é assegurar o direito fundamental de ir e vir, previsto na Constituição, promovendo melhorias significativas para a população local.

Essas melhorias incluem:

 •Acesso mais eficiente aos serviços de saúde;

 •Facilidade no escoamento da produção rural;

 •Mais dignidade para os moradores, especialmente durante o período de estiagem, quando o deslocamento se torna ainda mais difícil.

Com essas iniciativas, o prefeito reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social, a inclusão e a qualidade de vida no município

Sair da versão mobile