Portal Estado do Acre Notícias

Preparo de chá pode “filtrar” metais tóxicos da água, aponta estudo

Preparo de chá pode “filtrar” metais tóxicos da água, aponta estudo

O chá é uma bebida repleta de benefícios para a saúde no geral. Muito utilizado pelas propriedades terapêuticas, ele pode atuar de forma positiva em diversas condições do organismo.

Preparados a partir de diferentes ingredientes — como folhas, raízes, cascas de frutas e especiarias —, os chás são grandes aliados no combate a inflamações e na saúde do coração, bem como na melhora da circulação, na redução da pressão arterial e na proteção dos vasos sanguíneos. Não somente ricas em sabores, as infusões são multifuncionais.

Leia também

Agora, um novo estudo, publicado em 24 de fevereiro na ACS Food Sciences & Technology, acrescentou outro benefício ao chá: purificar a água. A pesquisa descobriu que a bebida pode “remover” metais pesados tóxicos, como chumbo e cádmio, da água potável. As substâncias foram adsorvidas (ficaram presas à superfície) do chá em folhas soltas ou em sachês e, eventualmente, removidas da xícara.

O estudo

Mão despejando chá de bule em xícara de vidro - MetrópolesPreparar chá pode “remover” metais tóxicos da água

Para os pesquisadores, o tempo de infusão influenciou fortemente na capacidade de filtragem. “Embora existam diferenças entre o chá verde e o preto, a diferença entre prepará-lo por dois e quatro minutos, ou quatro e dez minutos, é muito maior”, disse Benjamin Shindel, um dos autores da análise, à publicação Health.

Contudo, embora a equipe considere que as descobertas ofereçam garantias de que os metais pesados se ligam às folhas de chá, reduzindo passivamente a exposição a esses elementos tóxicos, a pesquisa é apenas um começo (ou seja, há limitações) para o entendimento a respeito das propriedades descontaminantes das folhas de chá.

Primeiramente, os cientistas utilizaram água deionizada, o que não representa o cenário real, já que vários íons da água da torneira, como cálcio, magnésio e cobre, também afetam a adsorção. Ainda, eles mediram apenas um número limitado de chás e materiais de sachês.

O ideal, portanto, é comparar diferentes formatos e métodos de preparo, para se obter insights mais robustos sobre como a bebida interage com metais pesados e melhora a filtragem.

O chá é uma bebida repleta de benefícios para a saúde no geral

O que isso muda para nós?

Apesar de descobertas valiosas, para muitos indivíduos, preparar chás a fim de descontaminar metais pesados da água não vale a pena, visto que tudo depende da localidade e do sistema de filtragem da casa e/ou da região de cada pessoa.

No entanto, em um cenário mundial — onde o chumbo representa cerca de 1% da carga global de doenças, por exemplo —, observar uma redução do consumo de metal na água potável já é um bom começo.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile