MAIS

    Presidente do Irã diz que Israel tentou matá-lo em bombardeio

    Por

    O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, acusou Israel de tentar assassiná-lo. A declaração aconteceu durante entrevista com o jornalista norte-americano Tucker Carlson, divulgado no canal Fox News nesta segunda-feira (7/7).

    Sem dar maiores detalhes sobre datas, Pezeshkian afirmou que “esforços foram feitos” por parte de Israel no sentido de mata-ló. A tentativa de assassinato, de acordo com o líder iraniano, aconteceu durante uma reunião.

    “Esta ação foi tomada pelo regime sionista [Israel], não pelos Estados Unidos”, declarou o presidente do Irã ao ser questionado se os norte-americanos teriam participado da operação. Estávamos em uma reunião interna revisando planos quando, com base em informações que receberam de seus espiões, bombardearam a área onde estávamos presentes”.

    Leia também

    Pezeshkian foi eleito presidente do Irã em julho de 2024, após seu antecessor, Ebrahim Raisi, morrer em um acidente aéreo.

    Durante a guerra de 12 dias entre Israel e Irã, em junho deste ano, o assassinato do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, chegou a ser ventilada por Donald Trump e Benjamin Netanyahu. Ameaças contra o Pezeshkian, porém, não se tornaram públicas.