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Procon notifica agência que cancelou viagem de jovens católicos do DF

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Procon notifica agência que cancelou viagem de jovens católicos do DF

A empresa Kairós Viagens e Peregrinações, de Franca, no interior de São Paulo, foi notificada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), para que preste explicações sobre o cancelamento de uma viagem para Roma, na Itália, contratada por um grupo de jovens católicos de Brasília.

A empresa recebeu 48 horas, a partir dessa quinta-feira (10/7), para explicar como ocorrem os procedimentos de informação acerca do caso aos clientes, bem como ressarcir os valores pagos pelo grupo, que teriam chegado a cerca de R$ 540 mil.

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Os pacotes vendidos pela empresa incluíam passagens aéreas, hospedagem e visitações em roteiro religioso. O custo total seria de R$ 18 mil por pessoa.

O Procon-SP também orientou aos compradores do plano de viagem a pedir a suspensão das cobranças, nos casos de parcelamento da compra, junto às empresas responsáveis pelos meios de pagamento.

Entenda o caso

Além dos 30 fiéis das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, em Taguatinga, há ao menos 38 pessoas da paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, na mesma situação. No caso deles, os valores podem ser diferentes dos R$ 18 mil pagos pelos católicos das igrejas de Taguatinga.

Somados todos os prejudicados no DF, 68 pessoas acabaram afetadas pelo cancelamento repentino do contrato pela Kairós Peregrinações. Além das vítimas da capital federal, grupos de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Orlândia (SP) teriam levado o mesmo calote.

Atividades suspensas

Nas mídias sociais, a Kairós Viagens e Peregrinações divulgou que “está com as atividades suspensas”. Por meio de comunicado, a empresa lamentou o ocorrido e a situação dos jovens que compraram o pacote.

Também alegou ter entrado em crise financeira com a pandemia da Covid-19 e que teve os negócios prejudicados pelos conflitos em Israel, que resultaram no cancelamento de muitas viagens.

“Kairós seguia as atividades dedicando o lucro exclusivamente para arcar com compromissos, porém, por uma infeliz coincidência, um de nossos credores bloqueou nossos créditos referentes à viagem do Jubileu de 2025. Infelizmente, compreendemos demasiadamente a dor desses jovens, o que aumenta ainda mais nossa dor pela situação e o sentimento de culpa”, ressaltou a empresa.

Após a divulgação do caso, a página da Kairós em uma rede social limitou a permissão de publicação de comentários pelo público.

“Embora não possamos reintegrar o prejuízo neste momento, uma vez que os valores e os lucros foram completamente devorados por credores, afirmamos que estamos buscando todo o suporte e apoio para que todos os lesados sejam compensados”, completou o comunicado.

Em relação a outros pacotes contratados com empresa e também cancelados, o Procon-SP orientou que os consumidores devem formalizar as queixas no site do órgão.

Nas situações de compra de viagens feitas por clientes de outras partes do país, a recomendação é de que sejam procurados os respectivos Procons estaduais ou municipais, mesmo que a empresa tenha sede em São Paulo.

Com informações da Agência Brasil

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