O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou um novo programa para reforçar os serviços de manutenção urbana nas cidades. Batizada de GDF nas Ruas, a iniciativa tem como foco principal a recuperação do asfalto em vias com maior fluxo de veículos, além de promover melhorias em calçadas, praças, parques e outros espaços públicos.
Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura, foram identificadas dez regiões administrativas onde o pavimento necessita de maior atenção. A proposta é começar o processo de manutenção por essas localidades, com a restauração completa das vias.
A justificativa para as intervenções é que, em diversos trechos, as operações tapa buracos não são mais suficientes, sendo necessário realizar obras mais estruturais.
A primeira obra do cronograma teve início na avenida Hélio Prates, em Taguatinga. Nos próximos meses, o projeto seguirá para as regiões de Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Brazlândia.
Além de recuperar as vias, o programa pretende garantir acessibilidade para pedestres, com novas calçadas e sinalização adequada, contribuindo para mais segurança e mobilidade urbana.
O GDF nas Ruas funcionará de forma integrada ao GDF Presente, com ações conjuntas para ampliar os benefícios diretamente nos bairros. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Governo (Segov), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e com as administrações regionais.
Tecnologia reforçada
O GDF ainda investe em tecnologia para garantir maior durabilidade ao asfalto. Nas entrequadras da Asa Sul, entre a 204/404 e a 208/408, está sendo aplicada uma nova capa asfáltica com geogrelha, material composto de fibra de vidro e betume que previne trincas e fissuras.
A técnica é usada após a fresagem da pista e a aplicação de uma pintura de ligação, garantindo maior resistência ao pavimento. O mesmo tratamento foi feito em Taguatinga, na via que liga à Hélio Prates.
Com o GDF nas Ruas, o governo busca promover um ambiente urbano mais funcional, acessível e seguro para todos os moradores do Distrito Federal.