Alvo de operação da Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros e de se aproximar de embaixadas. Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica.
Em fevereiro do ano passado, Bolsonaro passou dois dias na embaixada da Hungria, durante o Carnaval, logo após ter o passaporte retido na Operação Tempus Veritatis para investigar organização que atuou na suposta trama golpista.
Confira as imagens:
Na ocasião, a PF recolheu o passaporte de Bolsonaro. Como mostrou o Metrópoles, o documento foi retido após um longo debate dentro da Polícia Federal sobre haver o risco de o ex-presidente fugir do país.
No momento, há uma preocupação de Bolsonaro pedir asilo a embaixadores e embaixadas.
Relembre o caso
A estada do ex-presidente foi revelada pelo jornal norte-americano The New York Times. De acordo com a reportagem, Bolsonaro teria passado dois dias (de 12 a 14 de fevereiro de 2024) na casa consular, localizada em Brasília (DF).
Imagens de câmeras de segurança registraram Bolsonaro na embaixada da Hungria.
6 imagens
Fechar modal.
1 de 6
Reprodução / The New York Times2 de 6
Estada de Jair Bolsonaro na Embaixada da Hungria
Reprodução/ NYT3 de 6
Reprodução 4 de 6
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
@igoestrela5 de 6
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
@igoestrela6 de 6
IGO ESTRELA/METRÓPOLES
@igoestrela
Ele chegou à embaixada em 12 de fevereiro, uma segunda-feira. A estadia durou até quarta-feira, 14 de fevereiro. Além das câmeras de segurança, o NYT contou com imagens de satélite que mostram a movimentação do carro de Bolsonaro no local.
Vale lembrar que Bolsonaro não poderia ser preso na embaixada, caso fosse expedido algum mandado de prisão.
Leia também
-
Operação da PF contra Bolsonaro ganha repercussão internacional
-
Ciro Nogueira defende que Bolsonaro não representa risco à sociedade
-
Jair Bolsonaro carregará tornozeleira todo dia e está “preso” à tomada
-
Bolsonaro está proibido de sair de casa aos finais de semana
Operação da PF contra Bolsonaro
A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão contra endereços ligados a Bolsonaro. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é acusado de participar da tentativa de golpe de Estado.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
PF realiza operação na casa de Jair Bolsonaro, em Brasília
Neila Guimarães/Metrópoles2 de 3
Residência do ex-presidente é no Jardim Botânico
Neila Guimarães/Metrópoles3 de 3
Buscas também acontecem no escritório político de Bolsonaro, na sede do PL
Neila Guimarães/Metrópoles
Como mostrado pelo Metrópoles, na coluna de Andreza Matais, Moraes determinou a proibição de Jair Bolsonaro se comunicar com seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos.
Agentes da Polícia Federal apreenderam uma grande quantidade de dólares na casa do ex-presidente, no Jardim Botânico, região administrativa do Distrito Federal, próximo a capital Brasília. Conforme o Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, a contagem inicial indica a apreensão de cerca de 14 mil dólares.