MAIS

    Proibido de ficar em embaixadas, Bolsonaro já dormiu na da Hungria

    Por

    Alvo de operação da Polícia Federal (PF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está proibido de se comunicar com embaixadores e diplomatas estrangeiros e de se aproximar de embaixadas. Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica.

    Em fevereiro do ano passado, Bolsonaro passou dois dias na embaixada da Hungria, durante o Carnaval, logo após ter o passaporte retido na Operação Tempus Veritatis para investigar organização que atuou na suposta trama golpista.

    Confira as imagens:

    Na ocasião, a PF recolheu o passaporte de Bolsonaro. Como mostrou o Metrópoles, o documento foi retido após um longo debate dentro da Polícia Federal sobre haver o risco de o ex-presidente fugir do país.

    No momento, há uma preocupação de Bolsonaro pedir asilo a embaixadores e embaixadas.

    Relembre o caso

    A estada do ex-presidente foi revelada pelo jornal norte-americano The New York Times. De acordo com a reportagem, Bolsonaro teria passado dois dias (de 12 a 14 de fevereiro de 2024) na casa consular, localizada em Brasília (DF).

    Imagens de câmeras de segurança registraram Bolsonaro na embaixada da Hungria.

    6 imagensEstada de Jair Bolsonaro na Embaixada da HungriaFechar modal.1 de 6

    Reprodução / The New York Times2 de 6

    Estada de Jair Bolsonaro na Embaixada da Hungria

    Reprodução/ NYT3 de 6

    Reprodução 4 de 6

    IGO ESTRELA/METRÓPOLES
    @igoestrela5 de 6

    IGO ESTRELA/METRÓPOLES
    @igoestrela6 de 6

    IGO ESTRELA/METRÓPOLES
    @igoestrela

    Ele chegou à embaixada em 12 de fevereiro, uma segunda-feira. A estadia durou até quarta-feira, 14 de fevereiro. Além das câmeras de segurança, o NYT contou com imagens de satélite que mostram a movimentação do carro de Bolsonaro no local.

    Vale lembrar que Bolsonaro não poderia ser preso na embaixada, caso fosse expedido algum mandado de prisão.

    Leia também

    Operação da PF contra Bolsonaro

    A Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão contra endereços ligados a Bolsonaro. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro é acusado de participar da tentativa de golpe de Estado.

    3 imagensResidência do ex-presidente é no Jardim BotânicoBuscas também acontecem no escritório político de Bolsonaro, na sede do PLFechar modal.1 de 3

    PF realiza operação na casa de Jair Bolsonaro, em Brasília

    Neila Guimarães/Metrópoles2 de 3

    Residência do ex-presidente é no Jardim Botânico

    Neila Guimarães/Metrópoles3 de 3

    Buscas também acontecem no escritório político de Bolsonaro, na sede do PL

    Neila Guimarães/Metrópoles

    Como mostrado pelo Metrópoles, na coluna de Andreza Matais, Moraes determinou a proibição de Jair Bolsonaro se comunicar com seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos.

    Agentes da Polícia Federal apreenderam uma grande quantidade de dólares na casa do ex-presidente, no Jardim Botânico, região administrativa do Distrito Federal, próximo a capital Brasília. Conforme o Metrópoles, na coluna de Igor Gadelha, a contagem inicial indica a apreensão de cerca de 14 mil dólares.