O megaprojeto orçamentário “Grande e Lindo” de Donald Trump, aprovado nesta terça (1º/7) pelo Senado do país, foi o pivô da recente briga entre o presidente norte-americano e o bilionário Elon Musk, que acabou deixando o governo “de mal” com o ex-chefe. A votação aconteceu nesta terça-feira (1º/7).
Disputa entre Trump e Musk
- Musk tem feito críticas contra Trump desde maio deste ano, quando deixou o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
- O principal alvo das objeções tem sido o projeto orçamentário de Trump, chamado por Musk de “abominação repugnante”.
- De acordo com o bilionário, a proposta vai aumentar o déficit do país. A estimativa do Escritório do Orçamento do Congresso dos EUA é de que o projeto acrescente cerca de US$ 3,3 trilhões à dívida pública norte-americana.
- Musk disse que se o projeto for aprovado, um novo partido político precisa ser criado nos EUA. Uma sigla que, nas palavras do empresário, “se importe com o povo”.
- Após as críticas, Trump chegou a dizer que poderia pensar na deportação de Elon Musk, que é cidadão sul-africano apesar de também ter cidadanias norte-americana e canadense.
Apesar da maioria republicana no Senado, a proposta recebeu uma votação de 50-50. O vice-presidente do país, JD Vance, então, desempatou a votação e fez o projeto passar na casa legislativa. Nos EUA o vice-presidente atua como senador. O texto agora volta para a Câmara e, se passar, pode virar lei.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Donald Trump e Elon Musk
Andrew Harnik/Getty Images2 de 5
Elon Musk e Donald Trump
Reprodução3 de 5
Andrew Harnik/Getty Images)4 de 5
Donald Trump e Elon Musk
Reprodução5 de 5
Brandon Bell/Getty Images
Leia também
-
Musk evita reagir após Trump ameaçá-lo de deportação: “Vou me conter”
-
Vídeo. Trump diz que “não sabe” se deportará Musk: “Dar uma olhada”
-
Trump propõe corte de subsídios para Musk: “Economizaria uma fortuna”
-
Após críticas a Trump, Elon Musk ameaça criar novo partido nos EUA
O projeto de lei de Trump visa cortar impostos e aumentar gastos em áreas como defesa e controle de fronteiras. Democratas afirmam que o pacote de medidas beneficiará os mais ricos, enquanto afetará diretamente programas sociais norte-americanos que atendem os mais pobres.
Musk, por sua vez, tem alegado que o projeto aumentará a dívida pública, e já classificou a medida como “insana e destrutiva”. Na prática, a nova diretriz orçamentária pode afetar diretamente os negócios do bilionário dono da Tesla e SpaceX, já que estão previstos a eliminação de incentivos fiscais.