MAIS

    Proposta da Conmebol por 64 seleções na Copa perde força; entenda

    Por

    Com a comemoração do centenário da Copa do Mundo, em 2030, a Conmebol segue firme com a proposta de que o número de seleções participantes fosse ampliado para 64 equipes. Contudo, o projeto não foi bem recebido pelas demais entidades de futebol, como a Uefa e Concacaf, com chances baixas que seja aceito pela Fifa.

    3 imagensFifa deve negar pedido da ConmebolEm 2030 será comemorado o centenário da competiçãoFechar modal.1 de 3

    Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, foi o responsável pela proposta

    Martín Fonseca/Eurasia Sport Images/Getty Images2 de 3

    Fifa deve negar pedido da Conmebol

    Christian Charisius/picture alliance via Getty Images3 de 3

    Em 2030 será comemorado o centenário da competição

    Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images

    A Copa do Mundo irá completar cem anos desde a primeira edição do torneio, em 1930, no Uruguai. As sedes do Mundial em 2030 serão Espanha, Portugal e Marrocos. Contudo, por conta da data comemorativa, três partidas serão disputadas na América do Sul. O desejo da Conmebol era de que pelo menos um grupo jogasse toda a primeira fase no continente.

    Leia também

    A ideia da ampliação foi proposta pela primeira vez em abril deste ano, pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

    “Para que todos os países tenham a oportunidade de viver uma experiência global e para que ninguém neste planeta fique de fora desta celebração que, embora seja realizada em todos os lugares, é a nossa festa”, propôs Domínguez.

    A Copa de 2026, que terá sede tripla de Estados Unidos, Canadá e México, já passou por um aumento de 16 seleções. Posteriormente, a maior competição de futebol do mundo contava 32 equipes, mas a Fifa optou por ampliar o formato para 48 times. A entidade não vê necessidade de uma nova modificação.

    Uefa e Concacaf também se opuseram à proposta. As confederações acreditam que um número muito grande de equipes pode afetar o nível da competição, além de criar uma necessidade ainda maior de infraestrutura.