O PT definiu como estratégia jogar no colo de Jair Bolsonaro os prejuízos que setores da economia brasileira terão com a nova tarifa de 50% sobre produtos do Brasil anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A sobretaxa atingirá setores da economia que exportam para os Estados Unidos, como é o caso da indústria de aço e alumínio, além da agropecuária, cujas lideranças políticas são, majoritariamente, apoiadoras de Bolsonaro.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Presidente dos EUA, Donald Trump
2 de 3
Presidente dos EUA, Donald Trump
Andrew Harnik/Getty Images3 de 3
Presidente dos EUA, Donald Trump
Governo dos Estados Unidos
A ordem na bancada do PT no Congresso é destacar que, se Trump decidiu sobretaxar os produtos brasileiros em 50%, a culpa seria de Jair Bolsonaro e de seu filho Eduardo Bolsonaro, autoexilado nos Estados Unidos.
“O inelegível Jair Bolsonaro pediu e Donald Trump atendeu: 50% de tarifas para os produtos brasileiros entrarem nos EUA”, escreveu nas redes sociais o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que é filiado ao PT.
Leia também
-
Planalto prepara reação à nova tarifa anunciada por Trump
-
Janja diz que termo “vira-latas” foi crítica a bolsonaristas; vídeo
-
Por que embaixada dos EUA no Brasil emitiu nota em defesa de Bolsonaro
-
Lula se prepara para sua décima viagem internacional do ano
O próprio Trump, na carta em que avisa o governo brasileiro sobre a sobretaxa, cita o julgamento de Bolsonaro no inquérito do golpe. O chefe da Casa Branca também menciona decisões do STF contra empresas norte-americanas.
Trump anunciou a nova tarifa sobre produtos brasileiros por meio de uma carta enviada diretamente Lula. No documento, o chefe da Casa Branca diz que a medida valerá a partir de 1º de agosto de 2025.