O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou, nesta segunda-feira (14/7), que entrará com uma ação judicial contra o Partido Liberal (PL) na Justiça do Distrito Federal. O motivo é a divulgação, nas redes sociais do PL, de um vídeo manipulado por inteligência artificial (IA) que, segundo o PT, veicula informações falsas. A legenda bolsonarista, do ex-presidente Jair Bolsonaro, é acusada de utilizar a tecnologia para difundir fake news.
Na vídeo, personagens gerados por IA aparecem dando falsos depoimentos sobre como superaram um suposto “vício” no PT. Uma das falas diz: “Fui usuário de PT há 10 anos. Estou há seis meses limpo. É complicado. O petismo acaba com a vida das pessoas.”
Leia também
-
Eduardo Bolsonaro critica atitude de Tarcísio: “Faltou inteligência”
-
Orcas usam algas como ferramentas e revelam inteligência inédita; veja
-
12 frases ditas por pessoas com alta inteligência emocional para usar
-
PF e Inteligência trocam ataques por caso da Abin Paralela
O PT classifica o conteúdo como “associação criminosa e infundada” entre militantes petistas e o universo das drogas. Em nota, o partido afirmou que “solicitará judicialmente a remoção do material e a responsabilização do PL por danos morais”.
“É inaceitável o uso de IA para difamar e mentir. A verdade e a democracia não podem ser vítimas de deep fakes e má-fé política”, disse PT em nota.
O Metrópoles entrou em contato com PL mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto.