MAIS

    “Quebra-quebra”: 6 ônibus são atacados e adolescente é apreendido em Cotia

    Por

    Mais seis ônibus foram atacados em Cotia, no Grande São Paulo, nesta sexta-feira (4/7). Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido com um objeto lançador de pedras. Um homem e uma mulher sofreram escoriações leves nos braços ao serem atingidos pelos estilhaços das janelas.

    As ocorrências foram registradas na Rodovia Raposo Tavares e Estrada da Roselândia. De acordo com Fabricio Dourado, secretário municipal de Segurança Pública, no último mês, foram registrados 30 ataques na cidade, uma média de um por mês.

    5 imagensAdolescente é preso suspeito de ataque a ônibus em CotiaAdolescente é preso suspeito de ataque a ônibus em CotiaAdolescente é preso suspeito de ataque a ônibus em CotiaÔnibus atacado em CotiaFechar modal.1 de 5

    Adolescente é preso suspeito de ataque a ônibus em Cotia

    Divulgação/Secretaria de Segurança de Cotia2 de 5

    Adolescente é preso suspeito de ataque a ônibus em Cotia

    Divulgação/Secretaria de Segurança de Cotia3 de 5

    Adolescente é preso suspeito de ataque a ônibus em Cotia

    Divulgação/Secretaria de Segurança de Cotia4 de 5

    Adolescente é preso suspeito de ataque a ônibus em Cotia

    Divulgação/Secretaria de Segurança de Cotia5 de 5

    Ônibus atacado em Cotia

    Divulgação/Secretaria de Segurança de Cotia

    A Guarda Civil foi acionada após um motorista indicar o adolescente como suspeito de um ataque. Ele foi conduzido e levado à Delegacia Central de Cotia, onde o caso está sendo registrado.

    Ao Metrópoles, o secretário Dourado afirmou que a provável motivação seria um desafio de internet, chamado de “quebra-quebra” ou “rolezinho”.

    Leia também

    A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP), mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para atualizações.

    Entenda

    • O diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, Ronaldo Sayeg, afirmou que a onda de ataques a ônibus na capital e em cidades da região metropolitana e do litoral paulista pode estar sendo motivada por desafios da internet.
    • A possibilidade já havia sido ventilada pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), que comentou sobre as ocorrências no litoral paulista.
    • De acordo com o delegado do Deic Fernando Santiago, até quarta-feira (2/7), houve cerca de 180 ataques somente na cidade de São Paulo, sendo 60% desse total concentrados na zona sul da capital.
    • Os números divergem dos divulgados pela SPTrans. Desde o dia 12 de junho, de acordo com balanço da companhia, as empresas relataram que 197 ônibus do sistema municipal foram depredados.
    • A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que, “nos meses de junho e julho (até 2/7), foram registrados 223 casos de vandalismo em ônibus que operam nas linhas intermunicipais da região metropolitana de São Paulo”.