O líder dos democratas na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Hakeen Jeffries, conseguiu atrasar a votação do megaprojeto orçamentário de Donald Trump com um discurso de quase 8 horas de duração. A longa fala do parlamentar, do Partido Democrata, aconteceu durante as discussões do projeto de lei nesta quinta-feira (3/7).
Nascido em 1970 no Brooklyn, Nova York, Jeffries entrou na política em 2000, mas foi derrotado em duas eleições para a Assembleia Legislativa do Estado de NY. Seis anos depois, o congressista conquistou a cadeira no parlamento local, e foi reeleito duas vezes para o cargo.
Leia também
-
Trump e Putin conversam sobre guerras e filmes em novo telefonema
-
Deputado discursa por mais de sete horas para atrasar projeto de Trump
-
Trump e Putin falam por telefone após EUA suspender armas para Ucrânia
-
Perdoado por Trump, invasor do Capitólio é condenado a prisão perpétua
Nas eleições norte-americanas de 2012, o político decidiu concorrer a uma das cadeiras na Câmara dos Representantes dos EUA, e venceu a disputa como representante de Nova York.
Em 2022, Jeffries se tornou o primeiro negro a liderar um grande partido no Congresso dos EUA, após ser eleito o líder dos democratas na Câmara norte-americana.
Projeto foi pivô de briga entre Trump e Musk
- Musk tem feito críticas contra Trump desde maio deste ano, quando deixou o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge).
- O principal alvo das objeções tem sido o projeto orçamentário de Trump, chamado por Musk de “abominação repugnante”.
- De acordo com o bilionário, a proposta vai aumentar o déficit do país. A estimativa do Escritório do Orçamento do Congresso dos EUA é de que o projeto acrescente cerca de US$ 3,3 trilhões à dívida pública norte-americana.
- Musk disse que se o projeto for aprovado, um novo partido político precisa ser criado nos EUA. Uma sigla que, nas palavras do empresário, “se importe com o povo”.
- Após as críticas, Trump chegou a dizer que poderia pensar na deportação de Elon Musk, que é cidadão sul-africano apesar de também ter cidadanias norte-americana e canadense.