Escanteado por Jair Bolsonaro para a disputa ao Senado em 2026, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), recebeu sondagens para se filiar a pelo menos outros cinco partidos políticos.
Segundo aliados, o atual chefe do Palácio Guanabara foi procurado, nos últimos dias, por dirigentes e lideranças do PP, União Brasil, MDB, Republicanos e até do PSD de Gilberto Kassab.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Cláudio Castro, governador do Rio
Philippe Lima/Governo do Rio de Janeiro2 de 3
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) também foi ao Senado em novembro de 2023 para discutir a reforma tributária. |
Igo Estrela/Metropoles3 de 3
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
Igo Estrela/Metropoles
@igoestrela
As sondagens ocorreram após notícias de que Bolsonaro estaria articulando a candidatura ao Senado pelo Rio em 2026 do atual líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante.
O movimento de Bolsonaro foi noticiado inicialmente pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmado pela coluna com fontes próximas ao ex-presidente.
A eventual candidatura de Sóstenes minaria os planos de Castro, que se articula para ser candidato a senador em 2026 em dobradinha com Flávio Bolsonaro (PL), que tentará reeleição ao Senado.
Governador se reúne com Valdemar
De acordo com interlocutores, o governador fluminense deve se reunir com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, nesta semana, em Brasília, para tratar desse cenário.
Nos bastidores, Castro não esconde seu incômodo com o movimento de Bolsonaro. O governador, no entanto, disse a aliados que, por ora, não fará nenhum movimento político brusco, como mudar de sigla.