A reunião com o encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, no Ministério das Relações Exteriores, deve ocorrer ainda nesta quarta-feira (9/7), horas após a embaixada norte-americana divulgar uma nota em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Como mostrou o Metrópoles, o Itamaraty convocou a autoridade responsável pela representação diplomática depois que o órgão endossou as declarações do presidente Donald Trump sobre suposta perseguição do governo brasileiro ao ex-mandatário.
“Jair Bolsonaro e sua família têm sido fortes parceiros dos Estados Unidos. A perseguição política contra ele, sua família e seus apoiadores é vergonhosa e desrespeita as tradições democráticas do Brasil. Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação”, informou a embaixada norte-americana, em nota enviada ao Metrópoles.
Leia também
-
Itamaraty convoca representante dos EUA após apoio a Bolsonaro
-
Por que embaixada dos EUA no Brasil emitiu nota em defesa de Bolsonaro
-
Embaixada dos EUA no Brasil acompanha “de perto” situação de Bolsonaro
-
Embaixada dos EUA reforça Trump: “Perseguição vergonhosa” a Bolsonaro
Os EUA não têm, no momento, embaixador no Brasil; por isso, a convocação é endereçada ao encarregado de negócios da representação diplomática.
Nos últimos dias, o presidente norte-americano vem elevando o tom contra o Brasil ao comentar o processo ao qual Bolsonaro responde por tentativa de golpe de Estado. Trump alega que o ex-presidente é vítima de “caça às bruxas”.