O estilo é uma poderosa forma de expressão, mas, quando levado ao extremo, pode representar um risco à saúde. Casos recentes provam que artistas têm experimentado os impactos físicos causados pelo uso de roupas apertadas ou pesadas demais, especialmente quando vestidas durante longos períodos. Esses episódios servem de alerta para todos, já que usar peças de roupa que comprimem diferentes partes do corpo pode ser altamente prejudicial.
Vem saber mais!
Cantora foi hospitalizada após uso de calças apertadas em turnê
Na última segunda-feira (14/7), a atriz e cantora Suki Waterhouse compartilhou a notícia de que foi hospitalizada com hérnia após usar calças apertadas durante série de shows no início do ano. “Eu usei calças tão apertadas seis meses atrás e isso causou uma hérnia, e eu estava com medo de contar para vocês”, disse a artista ao ser questionada sobre seu “sumiço” das redes sociais durante os dias anteriores.
Leia também
-
Brasileiros apelidam chinelo de “encardido” e marca rebatiza produto
-
Peep toe: veja 10 opções do sapato que virou febre entre celebridades
Conhecida por seu estilo retrô em figurinos no palco, Suki deu à luz, no ano passado, o primeiro filho com o ator Robert Pattison. A gravidez pode aumentar o risco de desenvolver hérnias, especialmente as umbilicais e inguinais, o que pode ter sido agravado com o uso contínuo de peças apertadas na região durante os shows.
Foto postada por Suki Waterhouse
Outros casos
Em 2019, a atriz Elle Fanning desmaiou abruptamente em um jantar durante o Festival de Cannes, na França. De acordo com a artista, a causa foi o uso de um vestido do acervo da Prada, da década de 1950, que estaria apertado demais no corpo da jovem, que tinha 21 anos na época.
Mais recentemente, o peso da roupa foi o culpado por um episódio envolvendo a brasileira Marina Ruy Barbosa, também no Festival de Cannes. A atriz usou um vestido da grife francesa Balmain que fez com que seu braço ficasse com aparência arroxeada. Nas redes sociais, a brasileira explicou o motivo: “O vestido pesava mais de 15 kg”.
Vestido usado por Elle Fanning que causou o desmaio da atriz
Marina Ruy Barbosa em Cannes
Atenções e cuidados
Ao Metrópoles, o médico Armando Lobato, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, explica o porquê de roupas apertadas e pesadas provocarem esse efeito no corpo, bem como os perigos que isso pode causar.
“Roupas apertadas e pesadas podem comprimir tecidos e vasos, que ocasionam o represamento do sangue. A melhor conduta que pode ser tomada é a mudança imediata do vestuário”, explica o profissional.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Metrópoles Vida&Estilo (@metropolesvida_estilo)
Além disso, é necessário se atentar se, após a retirada das peças de roupa que ocasionam o represamento do sangue nos membros, a aparência rapidamente volta ao normal. “Caso contrário, pode ser que o paciente tenha problemas de circulação, como varizes e trombose”, finaliza Armando Lobato.