MAIS

    Rumble aciona Justiça dos EUA após nova decisão de Alexandre de Moraes

    Por

    A plataforma de vídeos Rumble e a Trump Media enviaram nova petição à Justiça na Flórida (EUA) contra decisão de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em ordem enviada ao Rumble na última sexta-feira (11/7), Moraes solicitou o bloqueio total de uma conta associada ao comentarista Rodrigo Constantino e o compartilhamento de dados do usuário.

    O ministro também adicionou uma multa diária de R$ 100 mil, caso a Rumble não cumpra com solicitado. A petição à Justiça norte-americana também é assinada pela Truth Social, rede social do presidente dos EUA, Donald Trump.

    Na petição, as empresas alegam que a decisão de Moraes é irregular, uma vez que foi enviada para o e-mail da sede da empresa, e não por meio de nenhum tratado legal internacional ou com aviso ao governo dos EUA.

    Leia também

    A respeito do compartilhamento de dados de Constantino, a empresa informa que a conta pertence a um cidadão americano e comentarista político da Flórida e que está inativa desde dezembro de 2023.

    No documento também, consta que o último acesso foi feito dos EUA e que a conta não é mais acessada no Brasil, uma vez que a plataforma está bloqueada em terriotório brasileiro desde fevereiro de 2025, por ordem do próprio Moraes.

    A empresa também alega que a obtenção desses dados é ilegal segundo as leis americanas e que o conteúdo da conta trata de “críticas ideológicas, não violentas, a respeito da democracia brasileira, censura, e atuação de instituições brasileiras”.

    “A ordem de 11 de julho foi emitida apenas dois dias após o presidente Donald Trump enviar carta formal ao presidente Lula da Silva expressando preocupação com o tratamento do Brasil às empresas de tecnologia dos EUA”, diz trecho da petição.