MAIS

    Saiba onde fica e qual a história da avenida mais longa de São Paulo

    Por

    Na “selva de pedra”, como São Paulo é conhecida de maneira caricata, os prédios e as avenidas chamam a atenção de quem passa por seus tamanho e extensão. Na capital paulista, uma dessas vias se destaca entre tantas outras: ela é considerada a maior de toda a cidade, com mais de 25 quilômetros.

    A Avenida Sapopemba, na zona leste, carrega esse título. Ela se estende por cinco subprefeituras, diversos bairros da zona leste e até mesmo outros municípios. Seu início é na Avenida Salim Farah Maluf, no distrito de Água Rasa, percorrendo a Mooca, Aricanduva, Formosa, Carrão, Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus.

    3 imagensSaindo da capital, um trecho da avenida mantém seu nome original, de estrada, chegando próximo ao centro de Ribeirão PiresAvenida Sapopemba, na zona leste de São Paulo, é considerada a maior da cidade, com 25,9 quilômetros de extensãoFechar modal.1 de 3

    Avenida se estende por cerca de 25,9 quilômetros na capital paulista, segundo a CET

    Reprodução/Google Street View2 de 3

    Saindo da capital, um trecho da avenida mantém seu nome original, de estrada, chegando próximo ao centro de Ribeirão Pires

    Reprodução/Google Street View3 de 3

    Avenida Sapopemba, na zona leste de São Paulo, é considerada a maior da cidade, com 25,9 quilômetros de extensão

    Reprodução/Wikimedia Commons

    Segundo a Companhia de Engenharia de Trafégo (CET), são 25,9 quilômetros da avenida na capital. Porém, ela também se conecta com outros muncípios, tendo como ponto “final” o centro de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo, onde torna-se “estrada”. Com isso, a Prefeitura estima cerca de 40 quilômetros de extensão total.

    Construída no século 19, a Estrada de Sapopemba, como era conhecida na época, fazia a conexão entre sítios, chácaras e fazendas da região, que era quase toda rural. Entre 1910 e 1930, surge o atual bairro, onde antes era uma fazenda que levava o mesmo nome.

    Jânio Quadros e a Avenida

    Com o passar dos anos e o avanço da urbanização, a Estrada de Sapopemba perdeu suas características rurais. Isso irritou muitos moradores na década de 1940, que lutavam para que ela fosse denonimada como avenida.

    A reivindicação se tornou um projeto de lei em nos anos 1950 pelas mãos do então vereador de São Paulo, Jânio Quadros. Já como prefeito, ele sancionou a lei 4.484, que alterou o nome de “Estrada” para “Avenida Sapopemba”, como é conhecida atualmente.

    Traçado original

    Além de sua extensão e da participação de figuras políticas conhecidas em sua história, a Avenida Sapopemba também se destaca pelo seu traçado, que é considerado quase “intacto”.

    Leia também

    Isso porque outras estradas conhecidas da época, como a “Estrada de Sorocaba”, onde é hoje a Rua Consolação, e a “Estrada de Jundiaí”, onde hoje é um trecho da Av. São João e a General Olímpio, tiveram seus percursos e nomes alterados.

    Com isso, a Avenida Sapopemba é uma das poucas na cidade de São Paulo que mantém seu nome e percurso original ao longo de muitos anos.