Um grupo criminoso que usava frigoríficos de carne bovina para transportar cocaína interestadualmente é alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (14/7). A Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/ES), cumpre 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária.
O principal líder da organização é um dos alvos. Denominada “Sangue frio”, A ação visa prender o homem que, segundo a PF, é considerado foragido há 13 anos após uma condenação por tráfico de drogas.
Leia também
-
DJ é morto em festa de reggae e gesto nas mãos intriga polícia
-
Jogo mortal: sinuca acaba em morte após briga por ficha de R$ 2
-
Controle de água, terra e votos: a máquina das milícias no Rio de Janeiro
-
Consórcio do crime: PCC e CV operam juntos e movimentam R$ 250 milhões
De acordo com as investigações, a organização criminosa é uma das principais distribuidoras de entorpecentes no ES, sendo responsável pelo abastecimento de traficantes locais, sobretudo nas regiões de Cariacica, Viana e Guarapari.
Os mandados estão sendo cumpridos nos Estados de Mato Grosso (MT), Minas Gerais (MG), Campos dos Goytacazes (RJ) e Bahia (BA), todos relacionados a integrantes da organização criminosa.
O nome da operação faz alusão à forma engenhosa e dissimulada utilizada pelos criminosos: o transporte da droga realizado em caminhões frigoríficos, misturada a cargas de carne bovina, partindo do MT até o ES.
Vídeo:
A ação
Aproximadamente 240 policiais participam da operação policial. A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do ES, a Polícia Militar, Guardas Municipais dos municípios de Serra, Vila Velha e Anchieta e da Diretoria de Operações Táticas da Polícia Penal (ES) participam da ação.
“A operação representa um duro golpe contra o tráfico de drogas no país, demonstrando a capacidade de articulação interestadual da Polícia Federal, com foco na desarticulação financeira e operacional de organizações criminosas”, disse a PF.
As investigações continuam.
2 imagens
Fechar modal.
1 de 2
PF/Divulgação 2 de 2
PF/Divulgação