MAIS

    São Paulo tem 1 tentativa de fraude a cada 8 segundos, mostra estudo

    Por

    Com 946.818 tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025, São Paulo é o epicentro dessas ações no Brasil. No período, o estado concentrou 27,3% de todos os casos do país: houve um a cada 8,2 segundos.

    Os dados são Indicador de Tentativas de Fraude da datatech Serasa Experian. De acordo com o estudo, a taxa de incidência em SP foi de 6.856 ocorrências a cada milhão de habitantes no período.

    Dados sobre fraudes no Brasil - MetrópolesFraudes no Brasil

    Dados do país

    No geral, o Brasil teve 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025, o que representa um aumento de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme o levantamento da Serasa Experian. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de 1 milhão de ocorrências mensais registradas no trimestre.

    Neste ano, a maior parte das tentativas de golpe registradas no primeiro trimestre de 2025 foi direcionada ao setor de bancos e cartões (54%). Em seguida, apareceram os segmentos de serviços (31,9%), financeiras (6,7%), felefonia (5,7%) e varejo (1,7%), com consistência em janeiro, fevereiro e março.

    Leia também

    A região Sudeste enfrentou 1.637.274 tentativas de fraude no primeiro trimestre. Isso representa 47,2% de todas as ocorrências no país. Apesar dos números elevados, São Paulo foi a única unidade federativa da região com variação anual abaixo da média nacional, embora ainda significativa (22,5%) diante da crescente “sofisticação” dos ataques digitais.

    Em relação à taxa proporcional à população, o Distrito Federal aparece no topo do ranking nacional, com 8.079 tentativas de fraude por milhão de moradores.

    Como evitar fraudes

    • Garanta que documentos, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos.
    • Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir os seus aparelhos.
    • Tenha atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem direcionar para páginas não seguras.
    • Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências.
    • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo.
    • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa.
    • Inclua informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro.
    • Monitore o seu CPF com frequência para assegurar que não foi vítima de fraude.