Portal Estado do Acre Notícias

Saudável, proteico e crocante: veja o melhor jeito de empanar o frango

saudavel,-proteico-e-crocante:-veja-o-melhor-jeito-de-empanar-o-frango

Saudável, proteico e crocante: veja o melhor jeito de empanar o frango

Encontrar o equilíbrio estre sabor e valores nutricionais pode não ser uma tarefa fácil na cozinha, especialmente se a receita for frango empanado. Contudo, uma troca simples em um dos ingredientes do preparo garante não apenas a suculência e crocância, como benefícios para a saúde.

De acordo com a nutricionista Thays Pomini, o segredo está na farinha utilizada. No lugar das mais tradicionais, como a panko e a de rosca, a farinha de aveia dispõe de um alto valor nutricional.

Leia também

Utilizar a farinha de aveia na hora de empanar o frango pode ofertar ao organismo um perfil mais completo de aminoácidos essenciais. “Especialmente a lisina, que é rica em fibras solúveis, particularmente beta-glucana, uma fibra com propriedades funcionais“, detalha.

Aveia é considerada o melhor grão integral

Para a saúde cardiovascular, a mudança também é recomendada. Pomini destaca que o beta-glucana presente demonstrou eficácia na redução do LDL-colesterol em diversos estudos clínicos. Além disso, outras fibras presentes no grão também auxiliam na regulação da pressão arterial, enquanto o baixo índice glicêmico reduz as chances de um pico de glicose.

“Comparativamente, enquanto a farinha de aveia possui 10 g de fibras por 100 g de alimento, a farinha de trigo contém apenas 2 g. A farinha de rosca é ainda menos nutritiva, com 1 g de fibra”, explica.

O segredo ao empanar o frango está na marinada

Mas como fazer o frango empanado com a farinha de aveia ficar gostoso? De acordo com o chef Eduardo D’avila, temperar a proteína antes de empanar na farinha é essencial. Descansar a carne com limão, alho, páprica e um fio de azeite pode fazer toda a diferença no prato final.

Ingredientes:

Modo de preparo:

D’avila dá uma dica extra para evitar o ressecamento: não asse demais, pois quando o frango passa do tempo, ele acaba perdendo a suculência. “O ideal é um interior ainda úmido, mas completamente cozido”, orienta o sócio-fundador do Grupo Empório.

Na hora de servir, faça-o com molho. Opte por algo leve, como iogurte com limão e hortelã, que irá combinar com o crocância da aveia. O chef ainda indica o clássico barbecue artesanal.

Sair da versão mobile