Portal Estado do Acre Notícias

“Se falta plano para o Brasil, tem plano em São Paulo”, diz Tarcísio

“se-falta-plano-para-o-brasil,-tem-plano-em-sao-paulo”,-diz-tarcisio

“Se falta plano para o Brasil, tem plano em São Paulo”, diz Tarcísio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comparou nesta terça-feira (8/7) a gestão estadual com a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a cerimônia que lançou a plataforma “Trampolim”, de qualificação de mão de obra, e sancionou o programa “SuperAção”, de combate à pobreza.

“Se falta plano para o Brasil, tem plano em São Paulo”, disse Tarcísio, que afirmou que os programas sociais “vão dar o peixe e ensinar a pescar”.

“O ‘SuperAção’ não é um programa de benefícios, é um convite a uma caminhada. Esse caminho começa com a proteção social, esse caminho começa em perceber onde o Estado está ausente”, afirmou. “O estado precisa garantir a proteção social e, só garantindo a proteção social, nós podemos partir para a segunda etapa, o desenvolvimento”, acrescentou.

Leia também

Durante o evento, o deputado estadual André do Prado (PL) reclamou das “críticas infundadas” contra o programa “SuperAção”, apelidado de “Bolsa Família do Tarcísio” pela oposição, que ataca a iniciativa por ter medidas genéricas e atender poucas famílias. Prado rebateu e disse que o programa cria “oportunidades para as pessoas”.

Para aliados, as iniciativas servirão para dar uma “marca social” ao mandato, representando uma vacina contra possíveis críticas de opositores nas eleições do próximo ano. A oposição tem dito que o “SuperAção” é uma medida meramente eleitoreira.

O evento foi o primeiro desde que Tarcísio foi anunciado como presidenciável “inequívoco”, durante o Fórum de Lisboa, seminário de Direito que ocorre na capital de Portugal e tem como principal organizador o minsitro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

No Brasil, bolsonaristas criticaram “articulações” que desconsideravam Jair Bolsonaro (PL) como um candidato à Presidência em 2026. Uma das críticas veio do vice-prefeito de São Paulo, coronel Mello Araújo, que publicou um vídeo, visto como uma mensagem indireta para Tarcísio.

Diante da repercussão, o governador reforçou a aliados que será candidato à reeleição em São Paulo.

”Marca social”

O lançamento do “Trampolim” e do “SuperAção” é visto por aliados como a “marca social” do governo Tarcísio,
representando uma vacina contra possíveis críticas de opositores nas eleições do próximo ano.

O lançamento ocorreu no auditório do Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença da primeira-dama do estado, Crisitane Freitas, do vice-governador, Felicio Ramuth (PSD), do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), e os secretários estaduais Arthur Lima (Casa Civil), Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico) e Andreza Rosalém (Desenvolvimento Social).

Segundo o secretário Jorge Lima, o programa “Trampolim” foi formado a partir de uma conversa com a primeira-dama Cristiane Freitas, responsável pelo Fundo Social de São Paulo. A iniciativa visa atender uma demanda por mão de obra, constatada a partir de um giro por mais de 300 municípios paulistas.

O governador ainda assinou a sanção do “SuperAção”, iniciativa do governo estadual para combate à pobreza e criou a carreira de “Especialista Social”.

Sair da versão mobile