Há cerca de um ano, um gato laranja com um nariz “peculiar” teve suas imagens compartilhadas em diferentes plataformas nas redes sociais. O felino peludo estava chamando a atenção dos internautas devido ao nariz inchado, que ocupava um grande espaço em seu rosto. A primeira publicação ocorreu no perfil dedicado à organização irlandesa de causa animal Rescue Cats Northern Ireland.
Leia também
-
Conheça Tuco, gato “inimigo da felicidade” famoso pelo olhar debochado
-
Vídeo: tutora reencontra gato que estava desaparecido há 11 anos
-
Vídeo: menino toma “invertida” de gatinho após irritar o pet
No Facebook, os voluntários contam que o gato foi encontrado abandonado na Floresta de Parkanuar, até que a organização foi acionada pra capturá-lo, junto com Boss – outro gato perdido. Barney, o gato do nariz inchado, foi resgatado em maio de 2024. No abrigo os gatos foram castrados e submetidos à exames de FIV, e Boss positivou para a condição. Boss ainda realizou um exame dentário, mas a causa do nariz inchado de Barney era, até então, desconhecida.
“O Boss e o Barney formaram um vínculo adorável e podem ser encontrados frequentemente aconchegados juntos”, contam em publicação sobre a relação dos dois gatos.
O abrigo passou meses tentando arrecadar fundos para a medicação e exames do gato. Segundo informações divulgadas pela equipe em publicação, o diagnóstico responsável pelo famoso “nariz de palhaço” é uma infecção fúngica causada por Cryptococcus. Apesar do susto, o gato recebeu tratamento para a micose por 7 dias seguidos, além de outras medicações para a condição.
O progresso tem sido lento, mas o nariz de Barney já diminuiu significativamente. A equipe descreve que eles estão administrando antifúngicos para Cryptococcus. “Os medicamentos estão funcionando, pois o nariz dele está diminuindo de tamanho, mas isso pode levar até um ano”.
A organização segue arrecadando fundos para o tratamento das condições de ambos os felinos, na tentativa de continuar cuidando dos animais de estimação da forma adequada – pois apesar do diagnóstico e da melhora progressiva, Barney ainda precisa seguir tomando os medicamentos. “O dinheiro arrecadado ajudará com o custo dos medicamentos e dos cuidados contínuos do Barney”, reforçam em publicação.