A Rússia lançou uma série de drones e mísseis à Ucrânia em um ataque noturno neste sábado (26/7). A ofensiva matou três pessoas, segundo autoridades ucranianas.
“O ataque teve como alvo a linha Sumy-Kharkov-Dnipro. Os socorristas agiram imediatamente — sou grato pela assistência consistente e rápida ao nosso povo. Há feridos em decorrência do ataque russo. Infelizmente, também há mortes. Meus pêsames”, afirmou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy em sua conta no X (ex-Twitter).
As tropas de Moscou lançaram 235 drones e 27 mísseis. A ação danificou prédios residenciais e comerciais e causou incêndios, informou a Força Aérea Ucraniana.
Em um comunicado, a Força Aérea informou que 10 mísseis e 25 drones de ataque atingiram nove locais. Segundo a nota, o restante dos drones e mísseis foi abatido.
Zelenskiy disse que tais ataques certamente não podem ficar sem resposta, e os drones ucranianos de longo alcance garantem isso.
O presidente ucraniano explicou que empresas militares russas, logística russa e bases aéreas russas precisam entender que a própria guerra da Rússia agora as está atingindo com consequências reais. “A precisão dos nossos drones e a natureza cotidiana das respostas da Ucrânia são alguns dos argumentos que certamente aproximarão a paz.”