Depois de longos anos de “trabalho” como pró-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, o vira-lata Silveira, finalmente, irá se “aposentar”. Isso porque o pet foi acolhido por um lar definitivo após passar 10 anos aos cuidados dos funcionários da instituição de ensino.
Leia também
-
Conheça Silveira, o “reitor” da UFSM que virou o xodó da internet
-
Conheça a história de Silveira, cão “mascote” de universidade no RS
Silveira chegou à universidade quando ainda era um filhote e, ao longo da última década, participou ativamente da rotina dos estudantes potiguares. A presença do animal de estimação era tão marcante que ele chegou a ganhar popularidade nas redes sociais, onde os jovens decidiram criar diferentes perfis pra mostrar o dia a dia do cão.
No X (antigo Twitter), no Instagram e até mesmo no TikTok, as pessoas compartilhavam conteúdos do cachorro participando de diferentes situações — entre elas, uma manifestação que estava ocorrendo na faculdade. Com o sucesso, não demorou muito para que o pet alcançasse os trending topics, cativando fãs por todo o Brasil. Além disso, ele recebeu o título de “pró-reitor de assuntos caninos”.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Os discentes sempre fotografam o pet deitado, muitas vezes com a barriga pra cima
@silveirapodrao/Instagraam/Reprodução2 de 5
As fotos de Silveira já viraram meme nas redes sociais
@silveirapodrao/Instagraam/Reprodução3 de 5
O pet possui um lugar especial para deitar na biblioteca, se irritando se alguém estiver nele
@silveirapodrao/Instagraam/Reprodução4 de 5
O pet já participou até de manifestação na universidade
@silveirapodrao/Instagraam/Reprodução5 de 5
Silveira acompanhou toda a manifestação junto aos estudantes
@silveirapodrao/Instagraam/Reprodução
Entretanto, em razão da idade, o pet já está começando a sofrer com diferentes tipos de problemas de saúde. Silveira conta com alimentação adequada e é, regularmente, atendido no Hospital Veterinário Universitário (HVU), passando por check-ups periódicos — e até uma cirurgia, há um mês, para remoção de um tumor benigno. Contudo, apesar dos cuidados, o ideal era que ele pudesse desfrutar de um lar que oferecesse a ele uma atenção exclusiva.
Até que, na quarta-feira (16/7), o perfil oficial dedicado ao animal de estimação divulgou que Silveira foi, finalmente, adotado por uma família, que poderá acompanhar a saúde do pet de perto.
“Confesso que, primeiro, fiquei meio entediado de não ter tanta ronda para fazer, mas lembrei das coisas boas da vida (contemplação e sonecas) e olha… Gostei desse negócio de ser cachorro de família!”, brincaram os admistradores da conta como se fosse Silveira. “Mas alto lá: eu estou de trabalho remoto, mas ainda sou pró-reitor! Meus ‘secretaurios’ e representantes estão me ajudando a manter a ordem na comunidade canina da UFSM”, concluíram.