MAIS

    Sua felicidade pode estar no próximo show ou festival, sugere estudo

    Por

    Frequentar eventos, sejam eles festivais, exposições, feiras ou shows, pode ser um verdadeiro remédio para a alma. Um estudo publicado em junho de 2025 no International Journal Of  Tourism Research revelou que participar presencialmente desses momentos traz benefícios incríveis para o bem-estar, despertando emoções positivas e aquela sensação gostosa de estar imerso no presente.

    O levantamento envolveu mais de 350 pessoas entre 20 e 60 anos no estado da Austrália do Sul, que responderam a um questionário sobre com que frequência participavam de eventos presenciais e online, e como isso impacta suas vidas.

    Leia também

    Os resultados foram claros: quanto mais os participantes iam a eventos presenciais, mais eles relataram sentimentos de alegria, empolgação, relaxamento profundo e conexão social — o tipo de estado em que o tempo parece passar voando.

    “Investigar estratégias eficazes para promover e aumentar o bem-estar tem sido de interesse de formuladores de políticas e muitos pesquisadores. Vários setores, incluindo governos, organizam eventos não apenas para fins turísticos, mas também para o bem-estar de indivíduos e comunidades”, diz a professora sênior da Universidade Flinders, Eliza Kitchen, uma das pesquisadoras no estudo, em comunicado.

    Esse efeito de estar “imerso” está diretamente ligado a dois pilares do modelo da psicologia utilizado no estudo, chamado Perma, que trabalha a emoção positiva e o engajamento individual. Já os eventos virtuais, como lives e festas online, também trazem benefícios, mas de forma diferente: ajudam a fomentar o senso de realização ou conquista. Ou seja, por mais legais que sejam, não proporcionam o mesmo grau de emoção e imersão que os encontros presenciais.

    Como funciona o modelo Perma?

    • Criado por Martin Seligman, o “pai” da psicologia positiva, o Perma foi desenvolvido para mostrar que bem-estar vai muito além da ausência de doenças mentais.
    • Cada letra do nome representa um pilar do bem-estar: positive emotion (emoção positiva), engagement (engajamento), relationships (relacionamentos), meaning (sentido) e accomplishment (realização).
    • O modelo é usado em empresas e escolas para melhorar o ambiente e a motivação das pessoas, mostrando que felicidade também pode ser cultivada no trabalho e no aprendizado.
    • Pesquisas mostram que pessoas que fortalecem esses cinco pilares vivem mais e têm menos risco de doenças mentais e físicas.
    • Não é preciso ter todos os pilares em equilíbrio perfeito. Fortalecer apenas um deles já ajuda a melhorar o bem-estar geral.

    E porque tudo isso importa? Segundo os pesquisadores, aumentar nosso bem-estar pode melhorar a saúde física, fortalecer emoções positivas no trabalho, na família e manter nossa mente saudável por mais tempo. Eventos podem, portanto, ser vistos como pequenas fontes de bem-estar que carregamos para o dia a dia.

    De acordo com a pesquisa, para quem busca um equilíbrio entre diversão e saúde emocional, a dica é: esteja presencialmente em qualquer tipo de evento e aproveite bem os momentos de descontração.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!