A sigla TACO (Trump Always Chickens Out), que em português significa “Trump Sempre Amarela”, tomou conta das redes sociais nesta quarta-feira (30/7), após o governo dos Estados Unidos anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, mas abrir exceção para quase 700 itens.
Entre os itens que isentos de taxas estão: suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.
“TACO”: “Trump sempre amarela”
Leia também
-
“Hoje é o dia sagrado da soberania”, diz Lula em reação ao tarifaço dos EUA
-
Veja os principais argumentos do governo Trump para tarifar o Brasil
-
Suco de laranja, alumínio e mais: o que está fora do tarifaço de Trump
-
Donald Trump assina ordem que oficializa tarifaço de 50% ao Brasil
A primeira vez que a expressão surgiu foi no Financial Times e foi posteriormente usada por um banco de investimentos ao comentar o adiamento de taxas à União Europeia.
No fim de maio, as redes sociais já tinham usado o termo para criticar os recuos tarifários dele. Quando repórteres questionaram Trump sobre o “TACO”, ele rebateu, dizendo “você chama isso de amarelar? Isso é negociação”.
O tarifaço estava marcado para começar nesta sexta-feira (1º/8), no entanto, a ordem executiva definiu para o dia 6 de agosto o início da vigência para mercadorias inseridas para consumo, ou retiradas do depósito para consumo.