O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), afirmou nessa quarta-feira (9/7) que a culpa pela imposição da tarifa de 50% aos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita por meio de uma postagem na rede social X.
Na publicação, Tarcísio acusa Lula de ter colocado a ideologia acima dos interesses econômicos do Brasil e de “prestigiar ditaduras”.
“Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado. Tiveram tempo para prestigiar ditaduras, defender a censura e agredir o maior investidor direto no Brasil. Outros países buscaram a negociação”, escreveu o governador de São Paulo.
Confira:
Mais adiante no texto, Tarcísio ainda acusou o presidente Lula de utilizar a figura de Bolsonaro para se esquivar da suposta responsabilidade da medida adotada pelos EUA contra o Brasil.
“Não adianta se esconder atrás do Bolsonaro. A responsabilidade é de quem governa. Narrativas não resolverão o problema”, frisou Tarcísio.
Leia também
-
Como era e como fica a taxação imposta ao Brasil com anúncio de Trump
-
Bolsonaro publica versículo bíblico após Trump taxar o Brasil
-
Tarifaço: Trump promete taxar cobre em 50%, e preço do metal dispara
-
Trump confirma taxas extras de 10% contra países do Brics: “Em breve”
Todos os produtos exportados pelo Brasil para os EUA eram taxados, até então, em ao menos 10%. No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nessa quarta, por meio de carta enviada a Lula, que a alíquota vai passar de 10% para 50%. A taxa entra em vigor a partir de 1º de agosto.
De acordo com Trump, a decisão de aumentar as tarifas contra o Brasil acontece após “ataques insidiosos” contra eleições livres no país. Na carta, o presidente dos EUA voltou a criticar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.