Portal Estado do Acre Notícias

Tarifas: Trump e chefe da Comissão Europeia se reúnem na Escócia

tarifas:-trump-e-chefe-da-comissao-europeia-se-reunem-na-escocia

Tarifas: Trump e chefe da Comissão Europeia se reúnem na Escócia

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, se reúnem neste domingo (27/7) e podem fechar o tão aguardado acordo comercial em torno das tarifas impostas pelo governo norte-americano à União Europeia (UE).

A reunião entre os dois líderes ocorrerá em Edimburgo, na Escócia. A visita oficial do presidente dos EUA ao país deve durar cinco dias.

Trump impôs à UE tarifas adicionais de 30% sobre todos os produtos exportados pelos europeus aos EUA. As novas taxas entrarão em vigor na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, mas as autoridades do bloco europeu vêm intensificando as negociações com o governo norte-americano para baixar esse percentual.

Os detalhes a respeito da reunião entre Trump e Von der Leyen não foram divulgados publicamente. O encontro deve ocorrer a portas fechadas.

Leia também

Na semana passada, ao deixar a Casa Branca, o presidente dos EUA afirmou que havia “50% de chance, talvez menos que isso” de um acordo comercial entre o país e a UE.

Mais tarde, em sua conta oficial no X (antigo Twitter), a presidente da Comissão Europeia escreveu que, após “uma boa ligação telefônica” com Trump, ambos concordaram em se reunir na Escócia para discutir “as relações comerciais transatlânticas e como mantê-las fortes”.

Europa aprova tarifas “preventivas” contra EUA

Os países que compõem a União Europeia (UE) aprovaram, na última quinta-feira (24/7), um pacote bilionário de tarifas comerciais sobre produtos exportados pelos EUA, caso não haja um acordo entre o bloco e o governo do presidente norte-americano Donald Trump.

O pacote de 93 bilhões de euros (cerca de R$ 606,5 bilhões, pela cotação atual) foi aprovado pela Comissão Europeia, órgão executivo do bloco composto por 27 países.

A Comissão Europeia decidiu unificar dois pacotes de tarifas que já haviam sido aprovados anteriormente – um de 21 bilhões de euros e outro de 72 bilhões de euros. As “contratarifas” europeias sobre os produtos norte-americanos só serão implementadas caso EUA e UE não cheguem a um acordo até o dia 1º.

Segundo as autoridades europeias, as medidas não entrarão em vigor antes do dia 7 de agosto.

Otimismo por acordo aumentou

Nos últimos dias, aumentou o otimismo de autoridades e investidores europeus em relação a um possível acordo comercial com os EUA. De acordo com o jornal britânico Financial Times, as tarifas de 30% impostas por Trump poderiam ser reduzidas para 15%, em formato semelhante ao que ocorreu com o Japão.

Essa alíquota de 15% seria aplicada a setores como o automotivo e o farmacêutico e não seria acrescentada às chamadas tarifas “de longa data” dos EUA, que giram em torno de 5%.

Há rumores de que pode haver concessões para setores específicos da economia europeia, entre os quais o aéreo, o de medicamentos e o de produtos agrícolas.

Sair da versão mobile