Portal Estado do Acre Notícias

Taxada em 30%, União Europeia tenta negociar com Trump

taxada-em-30%,-uniao-europeia-tenta-negociar-com-trump

Taxada em 30%, União Europeia tenta negociar com Trump

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou, neste domingo (13/7), que o bloco irá estender uma suspensão das medidas de retaliação contra as tarifas dos Estados Unidos até o início de agosto, em busca de uma solução negociada.

A declaração ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a imposição de tarifas de 30% sobre exportações do México e da União Europeia (UE) para o país. As novas taxas passam a valer em 1º de agosto.

“Os Estados Unidos nos enviaram uma carta com as medidas que devem entrar em vigor, a menos que uma solução negociada seja encontrada. Portanto, estenderemos a suspensão das nossas [represálias] até o início de agosto”, disse a presidente da Comissão, respondendo a uma pergunta de um repórter durante uma coletiva de imprensa.

Tarifaço de Trump

Ainda segundo Ursula, mesmo com a suspensão, a União Europeia “continuará a preparar novas contramedidas para que estejamos totalmente preparados”. Ela postou a declaração na rede social X.

Durante a coletiva, ela reafirmou que uma solução foi preparada por meio de negociações e que vão usar o tempo que têm até o início de agosto.

Ursula também afirmou que estão “preparados para isso e que conseguem responder com contramedidas, se for necessário”.

No sábado (12/7), ela havia dito que continuará buscando um acordo com os Estados Unidos, mas também criticou a medida dos EUA e deixou a porta aberta para contramedidas proporcionais.

Trump impõe tarifas contra UE e México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, na manhã de sábado, a imposição de tarifas de 30% sobre exportações do México e da União Europeia para o país. As medidas passam a valer em 1º de agosto.

A decisão faz parte de uma ofensiva protecionista do republicano contra parceiros comerciais, sob a alegação de tentar corrigir supostos desequilíbrios comerciais que estaria, ainda segundo ele, prejudicando a economia dos EUA.

Confira a lista dos afetados pelo tarifaço:

Sair da versão mobile