MAIS

    Trend “morango do amor” surpreende mercado e busca pela fruta explode

    Por

    Nos últimos dias, a trend “morango do amor” dominou as redes sociais e o tema gastronomia na imprensa. O sucesso do doce — que mistura a fruta, brigadeiro de leite em pó e uma calda de açúcar — caiu no gosto do consumidor e surpreendeu até o mercado de produtores e distribuidores de morango em São Paulo.

    Fernando Beppu, de 49 anos, é pai de Yan Beppu, dono de um distribuidora de morango de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, chamado Morango do Yan, Distribuidora de Morangos Frescos. Ele contou ao Metrópoles que o sucesso do morango surpreendeu por não ser um produto novo.

    “O morango do amor já vem sendo desenvolvido há algum tempo, mas o boom aconteceu agora. Nos pegou de surpresa, apesar da gente conseguir prever um pouco do que vai acontecer no marcado, através de estudo”, explicou Fernando.

    Segundo o distribuidor, há duas semanas, ele e o filho vem trabalhando mais de 20 horas por dia, começando às 3h da manhã e terminando por volta da meia-noite: “As noites têm sido muito curtas”.

    Leia também

    Fernando revelou que, nesta época do ano, o morango costuma estar em queda, com baixa procura e pouco valor, mas que, por conta da fama da fruta, o preço teve uma alta de 70% desde a semana passada. Ele comparou o marcado do morango com a bolsa de valores, revelando que existe um estabelecimento conhecido como “casinha”, localizado no sul de Minas Gerais, que dita o preço da estrela recente.

    “Todo dia tem um preço diferente do morango, não todo dia, às vezes se repete. Você não consegue saber o que vai ser amanhã. Da semana passada para cá, eu posso dizer que teve aí 70% de aumento no valor do morango. Nós conseguimos multiplicar nosso ganho em cinco vezes. É uma coisa absurda”.

    Apesar do lucro inesperado, Fernando revelou que o sucesso preocupa o comerciante em relação ao cliente fiel. O distribuidor receia que o consumidor diário da fruta se incomode com a alta repentina dos preços em uma época incomum e abandone o comerciante.

    Pedidos explodiram no delivery

    • Segundo o Ifood, os pedidos pelo morango do amor explodiram entre junho e julho, meses em que a trend viralizou na internet.
    • Em junho, o número superou os 275 mil pedidos, registrando uma alta de 2.300%. Em termos de volume, o mês contabilizou a entrega de mais de 524 mil unidades do doce — um crescimento de 2.490% em comparação com o mês anterior. Em média, cada pedido inclui duas unidades da sobremesa.
    • Só o mês de julho já superou o ano de 2024 inteiro em morango do amor. Os últimos 30 dias deste ano somam 94% dos pedidos feitos em 2025.

    Demanda da confeitaria

    Fernando Beppu conta que para a fabricação do doce, a confeitaria tem procurado apenas os morangos grandes, chamados de duas bocas. Os morangos menores, chamados de três bocas, não servem para a sobremesa e por isso não entraram no sucesso da fruta.

    Para a sorte do distribuidor, ele diz que já tinha um alinhamento favorável com os produtores locais de morango com os maiores exemplares das frutas, então, por enquanto, está conseguindo dar conta dos pedidos da confeitaria. Apesar disso, conta que colegas estão pagando mais caro nos morangos três bocas para atender a demanda.

    O distribuidor conta ainda que possui um acordo com os produtores locais que destinam uma porcentagem da plantação a ele em troca de um pagamento. A ideia de vender morango surgiu de Yan, filho de Fernando.

    O pai conta, orgulhoso, que o jovem começou montando um ponto e angariando clientes na cidade de Carapicuíba. Por meio de contatos e da fidelidade dos clientes, o negócio, que é 100% digital, foi crescendo.