MAIS

    Trump ameaça time da NFL e demanda retorno de nome considerado racista

    Por

    Donald Trump ameaçou paralisar a construção de um novo estádio de futebol americano em Washington, D.C., devido à mudança no nome do time local da NFL, o Washington Commanders. O presidente dos Estados Unidos quer que a equipe volte a adotar o antigo nome “Redskins”.

    A equipe de Washington abandonou o nome antigo em 2020. O termo “Redskins” é considerado pejorativo e racista contra povos originários norte-americanos. Os Commanders eram amplamente criticados por ainda utilizarem a nomenclatura.

    Leia também

    Trump já havia declarado que gostaria de ver o retorno do nome antigo da equipe, mas, pela primeira vez, ameaçou influenciar o acordo para a construção do novo estádio.

    “Posso impor a eles uma restrição de que, se não mudarem o nome de volta para o original ‘Washington Redskins’ e se livrarem do ridículo apelido ‘Washington Commanders’, não farei um acordo para que construam um estádio em Washington”, escreveu Donald Trump, na rede social Truth Social.

    Parte da torcida do clube ainda defende o uso do nome Redskins pela tradição. No entanto, o termo não é aceito pelo Congresso Nacional dos Índios Americanos e pela Associação de Assuntos Indígenas Americanos e a Cultural Survival.

    O estádio

    O Washington Commanders deixou a capital dos Estados Unidos em 1997 e passou a mandar seus jogos em Landover, cidade no subúrbio a menos de 20 km do Distrito de Columbia. No entanto, ainda neste ano, a equipe chegou a um acordo para a construção de um novo estádio, em Washington, D.C., previsto para ser entregue em 2030.