O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou para si a pauta de Jair Bolsonaro (PL) e família. Em publicação na rede social Truth Social, Trump saiu em em defesa do ex-presidente brasileiro e disse que há uma “caça às bruxas” a Bolsonaro, familiares e apoiadores dele.
Segundo interlocutores da família Bolsonaro, Trump determinou que o assunto Brasil será conduzido por ele próprio. Antes, o secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio, era quem se pronunciava a favor de Bolsonaro. Rubio chegou a ameaçar aplicar sanção ao relator dos inquéritos sobre o 8 de Janeiro e a suposta trama golpista, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Enquanto Bolsonaro responde a processo por tentativa de golpe no Brasil, quem tem feito a interlocução com o governo americano nos EUA é o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “O que posso dizer é que esta não será a única novidade vinda dos EUA neste próximo tempo”, afirmou o parlamentar, no X, sem dar detalhes.
Leia também
-
Tarcísio endossa apoio de Trump a Bolsonaro: “Julgado só pelo povo”
-
“Brutal interferência”, diz líder do PT sobre Trump defender Bolsonaro
-
Bolsonaro celebra apoio explícito de Trump: “Obrigado por existir”
Eduardo Bolsonaro disse que tem vivido um “exílio” nos EUA. A articulação do parlamentar com o governo de Trump o coloca como um dos principais nomes para a corrida presidencial de 2026, em substituição ao pai, que está inelegível.