Portal Estado do Acre Notícias

Trump classifica aprovação de megaprojeto como “vitória fenomenal”

trump-classifica-aprovacao-de-megaprojeto-como-“vitoria-fenomenal”

Trump classifica aprovação de megaprojeto como “vitória fenomenal”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou o megaproejto orçamentário aprovado nessa quinta-feira (3/7) como “vitória fenomenal”. Trump participava de um evento político no estado norte-americano de Iowa.

“Não poderia haver melhor presente de aniversário para a América do que a vitória fenomenal que alcançamos há poucas horas, quando o Congresso aprovou o ‘grande e belo projeto de lei’ para ‘Tornar a América Grande Novamente’ “, afirmou Trump ao lembrar que os Estados Unidos celebram o Dia da Independência na sexta-feira (4/7).

O texto havia passado pelo Senado e nessa quinta recebeu 218 votos favoráveis contra 214 na Câmara. Houve dois deputados republicanos, mesmo partido de Trump, que votaram contra o pacote.

A lei celebrada pelo presidente prevê a imposição de cortes em alguns impostos norte-americanos e em recursos para programas sociais. No entanto, o texto também amplia os gastos em áreas como defesa e controle de fronteiras.

Ao longo do discurso em Iowa, que durou cerca de uma hora, Trump repetiu bandeiras da campanha eleitoral como a defesa da existência de apenas dois gêneros – “masculino e feminino” -, entre outros temas. “Todas as grandes promessas que fiz ao povo de Iowa em 2024 tornaram-se promessas cumpridas.”

A aprovação do texto foi usada por Trump como uma demonstração de força contra os oposicionistas do Partido Democrata. Trump sinalizou que vai usar a passagem da lei nas próximas eleições parlamentares do país.

“Nenhum democrata votou em nós, e acho que usaremos isso na campanha que se aproxima, nas eleições de meio de mandato, porque conseguimos vencê-los”, disse Trump. E emendou: “de todas as coisas que demos, eles não votariam só porque odeiam o Trump, mas eu também os odeio, sabe?”.

Leia também

Elon Musk

O pacote de medidas é alvo de críticas por parte dos americanos. Os democratas, que não votaram pela medida, integram esse grupo. Um dos senadores do partido democrata, por exemplo, discursou por cerca de oito horas enquanto os parlamentares debatiam o assunto, na tentativa de atrasar e evitar a votação.

Ex-aliado de Trump, Elon Musk, se posiciona contra o “megaprojeto” de Trump. O dono da Tesla e SpaceX intitulou a medida como uma “abominação repugnante”. Musk afirmou que Trump conduz o país no rumo da falência.

De acordo com estudos do Orçamento do Congresso dos EUA, a dívida pública norte-americana deve aumentar em US$ 3,3 trilhões como consequência do projeto.

Sair da versão mobile