O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede Truth Social, nessa terça-feira (29/7), para anunciar que Havaí, Alasca e costa oeste dos EUA estão em “alerta de tsunami”, após o terremoto de magnitude 8,8, registrado na costa leste da Rússia, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Trump pediu que os norte-americanos se mantenham fortes e seguros:
“Devido a um grande terremoto ocorrido no Oceano Pacífico, um alerta de tsunami está em vigor para quem mora no Havaí. Um alerta de tsunami está em vigor para o Alasca e a costa do Pacífico dos Estados Unidos. O Japão também está no caminho. Visite tsunami.gov para obter as informações mais recentes. Mantenha-se forte e seguro”, escreveu o presidente dos EUA.
Leia também
-
Vídeo mostra destruição causada por tsunami após terremoto na Rússia
-
Após terremoto na Rússia, EUA, Japão e outros emitem alerta de tsunami
-
Terremoto de magnitude 8,8 no Pacífico provoca tsunami na Rússia e no Japão
-
Terremoto de magnitude 7,3 atinge o Alasca e gera alerta de tsunami
Outros países em alerta
Além de Havaí, Alasca e costa oeste dos EUA, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) emitiu mensagens de alerta sobre a possibilidade de tsunamis no Japão, México, Chile, Equador, Filipinas e Indonésia.
Os locais com maior risco são Japão, Alaska, Havaí e costa oeste dos Estados Unidos. Depois, em um patamar menor de risco, aparecem México, Chile, Equador, Filipinas e Indonésia.
Nos Estados Unidos, autoridades dos serviços de defesa civil alertam sobre precauções que a população deve adotar diante dos alertas de tsunami.
“Ações urgentes devem ser tomadas para proteger vidas e propriedades”, informou o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico do NWS, de acordo com o site do governo de Maui, ilha no Havaí.