MAIS

    Trump diz que Israel concordou com cessar-fogo de 60 dias em Gaza

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Israel aceitou os termos para um novo cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza. A informação foi divulgada pelo líder norte-americano nesta terça-feira (1º/7), na rede social Truth.

    Trégua anterior

    • Em janeiro deste ano, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo após mediação de Catar, EUA e Egito.
    • A expectativa era que o plano de paz fosse implementado em três fases. Na primeira delas, ocorreu a troca de reféns sequestrados pelo Hamas por prisioneiros palestinos.
    • A segunda fase do cessar-fogo seria negociada a partir de março, mas foi suspensa, pois o governo de Israel não cumpriu o que havia sido acordado e exigiu uma extensão da primeira etapa e a libertação de todos os reféns que ainda estão em Gaza.
    • Com isso, Israel intensificou os ataques contra a Faixa de Gaza.

    De acordo com o presidente norte-americano, uma “longa e produtiva reunião” entre representantes dos EUA e Israel aconteceu horas antes do anúncio. A proposta ainda deve ser apresentada por mediadores do Qatar e Egito, que também participam das discussões, ao Hamas.

    Leia também

    “Israel concordou com as condições necessárias para finalizar o cessar-fogo de 60 dias, durante o qual trabalharemos com todas as partes para pôr fim à guerra”, escreveu Trump. “Os catarianos e egípcios, que trabalham arduamente para ajudar a trazer a paz, apresentarão essa proposta final. Espero, para o bem do Oriente Médio, que o Hamas aceite este acordo, porque a situação não vai melhorar — SÓ VAI PIORAR. Agradeço a atenção dispensada a este assunto!”.

    7 imagensMinistro israelense pede "interrupção completa" da ajuda a Gaza
Netanyahu e TrumpPalestinos na Faixa de GazaO presidente Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin NetanyahuPalestinos recebem refeições distribuídas por organizações humanitárias na área de al-Mawasi, em Khan Yunis, GazaFechar modal.1 de 7

    Donald Trump e Benjamin Netanyahu

    Kevin Dietsch/Getty Images2 de 7

    Ministro israelense pede “interrupção completa” da ajuda a Gaza

    Reprodução/X3 de 7

    Netanyahu e Trump

    Kyle Mazza/Anadolu via Getty Images4 de 7

    Palestinos na Faixa de Gaza

    Hani Alshaer/Anadolu via Getty Images5 de 7

    O presidente Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu

    Chip Somodevilla/Getty Images6 de 7

    Palestinos recebem refeições distribuídas por organizações humanitárias na área de al-Mawasi, em Khan Yunis, Gaza

    Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images7 de 7

    Donald Trump e Netanyahu

    Avi Ohayon (GPO) / Handout/Anadolu via Getty Images

    Até o momento, os termos da nova trégua entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza ainda não foram divulgados. Os dois lados envolvidos na guerra, que já matou mais de 55 mil pessoas no enclave palestino desde 2023, também não se pronunciaram sobre o cessar-fogo anunciado por Trump.

    A possível pausa no conflito surge dias antes de Benjamin Netanyahu viajar aos EUA, onde deve ser recebido por Trump para discutir a guerra em Gaza e um possível acordo. O encontro entre os líderes está previsto para acontecer na próxima segunda-feira (7/7), na Casa Branca.

    Enquanto um novo cessar-fogo não entra em vigor, as operações israelenses na Faixa de Gaza continuam escalando. No último deles, 33 palestinos morreram após um ataque aérea em uma cafeteria localizada em uma praia do enclave palestino.